Análise Histórica dos Impactos da Guerra nos Principais Índices Globais

 | 03.04.2022 07:10

No universo de investimentos, o mercado de ações costuma ser visto por muitos como uma alternativa para a busca de um retorno potencial. Dentre as diversas teorias sobre o assunto, a dos Mercados Eficientes fundamenta que a cotação de tais ações refletem todas as informações existentes. Hoje, graças ao avanço da tecnologia, o acesso à informação está cada vez mais fácil, o que permite que o mercado acionário reaja com muito mais dinamismo em meio às mais diversas situações e variáveis.

Um dos principais eventos que tendem a influenciar as expectativas dos investidores é a guerra. Sendo o mercado acionário movido basicamente por expectativas, naturalmente, eventos dessa magnitude podem alterar o rumo dos ativos, sobretudo no curto prazo, quando o fator emocional e a incerteza tendem a ganhar um peso ainda maior nas tomadas de decisão.

LEIA MAIS: Mercado de Ações: Investir em Tempo de Guerra Rende 7% ao Ano

Nas últimas semanas, temos observado a escalada do conflito geopolítico entre Rússia e Ucrânia culminar na invasão russa com ataques em território ucraniano. Nesse cenário de ataques e sanções, certamente acabam por impactar os mercados ao redor do mundo.

Historicamente, não há um padrão tão definido quanto a duração de tais impactos, podendo demorar de dias até anos para que o mercado se recupere, entretanto, conforme tabela a seguir, com exceção da Guerra do Golfo, o mercado costumou responder de maneira positiva nos primeiros 60 dias de conflito: