Soja: Favorável a Quedas?

 | 18.08.2017 09:14

Caro(a) Trader

Nesta semana, até o momento, houve diminuição das tensões em torno da Coreia do Norte. Com isso, os mercados podem ter respirado mais aliviados e corrigiram parte dos movimentos da semana passada. Para semana que vem, os destaques começam somente na terça-feira, com a percepção econômica alemã.

Na quarta, teremos PMIs da França, Alemanha, Zona do Euro e EUA. Também neste último, teremos o número de venda de casas novas e os estoques de petróleo. Na quinta, é a vez do número de venda de casas usadas nos EUA e o PIB britânico.

Na sexta, teremos o PIB alemão e o número de pedidos de bens duráveis americano.

Hoje vamos voltar a falar da soja, a última análise foi em 07/07, onde abordamos:

“Vejam que os preços romperam a LTB mais curta de cor branca e foram testar a LTB mais longa (amarela tracejada). Rompendo esta última, pode ser possível pensarmos em altas. Caso não romper, pode ser possível pensarmos em quedas, como se fosse um respiro do preço, porém deveremos ficar atentos porque já rompeu a LTB branca mais curta, que poderá ser um indicativo de força altista.”

Vamos agora ao que aconteceu desde lá. A seta amarela indica a região de preços da última análise. Os preços romperam a LTB mencionada desde então e ocorreram mais altas, para depois os preços recuarem até o patamar atual.

Com a reformação deste novo topo descendente, foi possível traçar uma LTB de longo prazo. Esta LTB liga topos históricos de anos anteriores. Caso os preços rompam esta nova LTB, poderá ser um indicativo de uma possível mudança na tendência de longo prazo do ativo.

Pode ser preciso observar se poderá romper a região do último topo, em US$ 1.032. Acontecendo isto, poderemos ter um movimento altista longo, pois poderemos ter a média de 17 períodos, tanto no gráfico diário como no semanal, cruzando para cima a média de 72 períodos. Lembrando que a possibilidade descrita, se caso acontecer, poderá ser um movimento que se desenrolará em semanas.

Enquanto isto o ativo pode estar favorável para mais quedas, se aproximando do último fundo, em US$ 903,75, sinalizado pela linha tracejada branca. Vamos observar como os preços se comportam nesta região.