Análise Diária do Mercado

 | 02.10.2012 10:23

2 de outubro de 2012

Notícias fundamentais

Destaques de hoje:

• Indicador de Preços de Habitação (MoM) (GB, 07:00 GMT)
• Alterações no Desemprego em Espanha (Espanha, 08:00 GMT)
• PPI (MoM) (EU, 10:00 GMT)

O secretário Ben S. Bernanke defendeu a compra sem precedentes de bilhetes do tesouro pela Reserva Federal em seus primeiros comentários desde que o Fed reiniciou as aquisições no mês passado, dizendo que o programa estimulará o crescimento, reduzirá o desemprego, ajudará as poupanças e apoiará o dólar. O banco central manterá um estímulo recorde mesmo depois que a expansão ganhe força, e os decisores políticos não esperam que a economia se mantenha fraca até 2015, disse hoje Bernanke num discurso em Indianapolis. Os EUA provavelmente não cairão em uma recessão, mesmo com um crescimento demasiado fraco para reduzir a taxa de desemprego, que se mantém acima de 8% desde fevereiro de 2009, disse em resposta a uma pergunta da audiência.

O Banco de Reserva da Austrália reduziu sua taxa de referência para o nível mais baixo desde 2009 para estimular a procura, na sequência de um aumento da atividade mineira que deverá atingir um pico menos elevado do que anteriormente tinha sido previsto. O Governador Glenn Stevens e seu Conselho baixaram a taxa de referência do overnight em um quarto de ponto percentual, para 3,25%, declarou o banco central numa nota oficial em Sydney, hoje.

As notícias chegaram já tarde aos mercados das sessões dos EUA, ontem, de que a Espanha está finalmente preparada para engolir o orgulho e pedir o apoio da Eurozona no próximo fim de semana; no entanto, o possível pedido de ajuda está agora enfrentando a oposição da Alemanha, que recomenda ao país ibérico que evite qualquer ajuda externa, segundo responsáveis europeus anônimos citados pela Reuters.

EUR/USD : O par EUR/USD estava a ser negociado em alta, a 1,29122 na altura em escrevemos, após dados econômicos contraditórios divulgados ontem nos EUA e especulações de que os sinais de fraqueza do emprego nos EUA encorajarão a Reserva Federal a manter o estímulo monetário, que tende a desvalorizar a moeda. Os investidores deverão manter-se cautelosos, uma vez que poderá haver correções de mercado intra-bolsas, ao mesmo tempo que os dados previstos das vendas no retalho da eurozona caíram pelo segundo mês, e antes da reunião de 4 de outubro do Banco Central Europeu. Além disso, Espanha anunciará seus dados de alterações do Desemprego, que poderão ter impacto no par. Os investidores terão de estar atentos às manchetes relativamente aos progressos da ajuda externa a Espanha e à mais recente revisão do rating soberano espanhol pela agência de notação Moody's, que poderá baixá-lo para «lixo». Embora não se esperem acontecimentos relevantes nos EUA hoje, um relatório amanhã da ADP Employer Services mostrará provavelmente que as empresas americanas contrataram 140 000 trabalhadores em setembro, contra 201 000 em agosto, segundo a estimativa média dos economistas de uma sondagem da Bloomberg News. Além disso, o Fed disponibilizará a 4 de outubro as atas da sua reunião de 13 de setembro, em que anunciou que compraria $40 mil milhões de títulos de dívida hipotecária por mês. O banco central continuará seu estímulo recorde mesmo após a expansão económica ganhar força, disse ontem Bernanke em Indianapolis. Os investidores devem esperar até que algumas notícias cheguem ao mercado para avaliarem melhor o movimento deste par. O nível de resistência está em 1,29604 e o nível de suporte está em 1,28351.