Análise Diária do Mercado

 | 04.10.2012 09:17

4 de outubro de 2012

Notícias fundamentais

Destaques de hoje:

• Decisão sobre Taxas de Juro (GB, 12:00 GMT)
• Decisão sobre Taxas de Juro (EU, 12:45 GMT)
• Desemprego “Initial Jobless Claims” + Conferência de Imprensa ECB (U.S+ E.U, 13:30 GMT)
• Indicador PMI (Canada, 15:00 GMT)
• Reunião FOMC (U.S, 19:00 GMT)

Hoje é, mais uma vez, um dia importante para bancos centrais. Os mercados ouvirão hoje notícias do BoE (Banco de Inglaterra) e do BCE (Banco Central Europeu). O BoE tomará uma decisão sobre a taxa de juro e os mercados não estão esperando uma alteração dessa taxa de juro, nem um anúncio de adições ao programa QE do BoE. A visão deles é que o foco dessa reunião não será sobre a decisão – isso é um não evento. Será nas atas e comentários em torno da reunião que teremos pistas relativamente ao resultado da reunião de novembro, em que novos QE deverão estar em cima da mesa. O mesmo é verdade relativamente ao BCE: o foco será sobre o que o presidente do BCE, Draghi, terá a dizer acerca do programa de compra de títulos do BCE, sobre a transformação do BCE no regulador bancário europeu, e outros temas relacionados com a persistente crise das dívidas soberanas, na sua conferência de imprensa que será seguida de uma sessão de Perguntas & Respostas. Considerando que as políticas de resposta à crise da dívida na Europa estão agora sendo amplamente conduzidas pelo presidente Draghi, seus comentários assumem um significado ainda mais importante

O par EUR/USD continua numa faixa bastante apertada, a 1,2904, enquanto os negociadores se mantêm de parte à espera de que a Espanha faça um movimento e de anúncios por parte do BCE e do relatório de emprego não-agrícola dos EUA na sexta-feira.

O fluxo de notícias tem sido notavelmente ligeiro, com o foco em quando (e não “se”) a Espanha pedirá ajuda. Com perto de €28 bilhões em dívida a renovar antes de novembro, a maioria espera um pedido formal em breve. As datas mais prováveis serão a reunião de ministros das finanças de 8/9 de outubro, ou a cimeira europeia de 18/19 de outubro. A Moody’s adiou sua atualização sobre a Espanha, sugerindo que esta será divulgada no final do mês. No lado fundamental, os PMI de serviços por toda a Europa sublinham um ambiente de contração, com a zona Euro em 46.1, a Alemanha em 49.7, a França em 45.0, a Itália em 44.5 e a Espanha em 40.2.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A conferência de imprensa de amanhã do BCE será provavelmente o destaque de curto-prazo para negociadores do EUR. Os negociadores pareciam ter transferido sua aversão pelo risco da UE para a China, com um crescimento lento e dados fracos, e os mercados estão preocupados com os efeitos globais de um arrefecimento ou mesmo de uma queda mais dura na China. O Asian Development Bank reduziu hoje sua previsão de crescimento da região asiática.

Vemos o nível de 1.2750 como nível de suporte, e assim pensamos que se pudermos ir abaixo desse nível não só quebraremos a linha de tendência, mas também o suporte horizontal.
Alternativamente, se ultrapassarmos os picos da sessão e o nível 1.30 isso deverá ser muito pressionador em alta para o Euro. Com os dados do emprego não-agrícola a sair amanhã, é difícil acreditar que tenhamos algum tipo de movimento massivo ao longo das próximas 24 horas, mas, mesmo assim, essas áreas nesses disparadores continuam lá.