Após Perdas Íngremes, Bolsas Ensaiam Uma Recuperação

 | 25.06.2013 07:11

ÁSIA:

As bolsas da China continental protagonizaram mais uma vez um desempenho espetacular, terminaram ligeiramente inferiores nesta terça-feira, depois de sofrer perdas acentuadas durante a sessão. O Xangai Composite Index que chegou a mergulhar 5,8% no início do dia com preocupações sobre o impacto econômico dos elevados custos de financiamento nos mercados interbancários, recuperou a maior parte do terreno perdido e fechou o dia 0,2% menor em 1,959.51. A sessão marcou o décimo quarto declínio do Shanghai Composite em 16 dias de negociação. No fechamento desta terça-feira, o benchmark apresenta queda de 19,5% em relação ao pico de 52 semanas atingidas em 06 de fevereiro.

O Shenzhen Composto que caiu mais de 7% durante o pregão, também seguiu um curso semelhante e finalizou com queda de 0,2% a 879,93 pontos. A recuperação veio com a notícia de que várias agências chinesas, incluindo o Banco Popular da China e reguladores do mercado de capitais, discutiriam em uma conferência no Fórum de Lujiazui, questões financeiras referentes ao que a China está enfrentando, tais como a liquidez do sistema bancário, levando muitos investidores à cobrir suas vendas "a descoberto" no fechamento da sessão em Xangai.

O vice diretor do BoC, Ling Tao disse em uma entrevista coletiva em Xangai, que a recente volatilidade nas taxas de juro de curto prazo nos mercados interbancários seria "temporária" e que o banco central vai guiar as taxas de juros a um "intervalo razoável", sem dar mais detalhes. Os principais bancos chineses lideraram a recuperação. Banco Agrícola da China e Bank of China subiram 1,2% cada em Xangai, mas diversos bancos, apesar de ficarem em terreno negativo, diminuíram suas perdas. China Minsheng Banking caiu 0,8% e China Citic Bank perdeu 0,6%.

Outros mercados regionais, que tiveram perdas íngremes no início do dia, também diminuíram suas perdas. Nikkei do Japão terminou o dia 0,7% inferior, enquanto em Hong Kong, o índice Hang Seng após muita volatilidade, terminou o dia 0,2% maior. S&P/ASX 200 da Austrália caiu 0,3% e Kospi da Coréia do Sul perdeu 1%.

EUROPA: Os mercados europeus recuperam nesta terça-feira, com os investidores aguardando uma série de dados dos Estados Unidos para avaliar se a confiança do consumidor e o mercado imobiliário estão se recuperando. Os ganhos vieram também após a maioria dos índices ficarem atolados no vermelho nos últimos pregões, em meio à preocupações de quando o FED dos EUA começará a diminuir seu programa de US$ 85 bilhões por mês em aquisições de ativos. O Presidente do Fed, Ben Bernanke, disse na semana passada que o FED vai abrandar o ritmo de compra de títulos este ano se a economia crescer como esperado e possivelmente finalizará o programa de flexibilização em meados de 2014.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O Stoxx Europe 600 avança 1,12%, em vias de quebrar uma série de derrotas de cinco dias. As ações da Vodafone sobem 1,6%, após Nomura elevar a empresa de telecomunicações de "neutro" para "comprar". Os bancos também sobem. Deutsche Bank sobe 1,6% em Frankfurt, o Banco Santander avança 0,9% em Madrid e HSBC sobe 1,6% em Londres. Este último, após o Deutsche Bank elevar o papel de "esperar" para "comprar", depois de uma queda de 13% desde o último rebaixamento dos analistas.

Dentre os índices específicos de cada país na Europa, o índice CAC 40 da França recupera com participações de peso-pesados como a Total que sobe 1,4%, acompanhando a alta nos preços do petróleo.

O índice DAX 30 da Alemanha sobe, com Volkswagen subindo 3,5% e no Reino Unido, o índice FTSE 100 também se recupera.

Em Londres, empresas de mineração também estão em ascensão, recuperando depois de alguns dias de queda. O setor fechou forte baixa nesta segunda-feira depois que os analistas do Goldman Sachs cortarem a sua previsão do crescimento chinês de 7,8% para 7,4% em 2013, em meio a temores de uma crise de crédito no país. A maioria dos metais estavam em ascensão, ajudando a levantar o setor. Vedanta Resources sobe 1,8%, Rio Tinto avança 1% e BHP Billiton sobe 0,6 %. A extratora de prata Fresnillo do Reino Unido sobe 1% após o Citigroup elevar a empresa de "vender" para "neutra".

AGENDA DE HOJE:

EUA:
9h30 - Durable Goods Orders (números mensais de pedidos de bens duráveis para a indústria nos Estados Unidos, além de destacar o indicador se excluídos as encomendas no setor de transportes);
10h00 - S&P/CS Composite-20 HPI (examina as mudanças no valor (preço de venda) do mercado imobiliário em 20 regiões nos EUA no ano anterior. Este relatório ajuda a analisar a força do mercado imobiliário dos EUA, o que contribui para a análise da economia como um todo);
11h00 - CB Consumer Confidence (mede o nível de confiança dos consumidores na atividade econômica. É um indicador importante, pois pode prever os gastos do consumidor, que é uma parte importante da atividade econômica);
11h00 - Richmond Manufacturing Index (consiste numa pesquisa com cerca de 100 fabricantes, determinando a saúde econômica do setor manufatureiro no distrito de Richmond); 11h00 - New Home Sales (vendas de imóveis novos nos Estados Unidos);

AGENDA DA PRÓXIMA SESSÃO:

EUROPA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
ALEMANHA: German Prelim CPI (expectativa do preco ao consumidor alemão); German Unemployment Change (mede a variação do número de desempregados na Alemanha. Uma queda indica fortalecimento no mercado de trabalho e tem um efeito positivo sobre os gastos dos consumidores e, portanto, sobre o crescimento econômico).
REINO UNIDO: M3 Money Supply (informações de meios de pagamento incluindo moeda em circulação, fundos mútuos e depósitos de curto e longo prazos) e Private Loans (taxa de empréstimos concedidos ao setor privado); CBI Realized Sales (mede a saúde do setor de varejo e é compilado a partir de uma pesquisa que abrange 20 mil empresas responsáveis por 40% do emprego no varejo).
EUA: 14H00 - Discurso de Eric S. Rosengren, presidente do FED de Boston e membro votante do FOMC.

ÍNDICES MUNDIAIS (7h05):

ÁSIA
Nikkei: -0,72%
Austrália: -0,28%
Hong Kong: +0,21%
Xangai Composite: -0,19%

EUROPA
Frankfurt - Dax: +1,54%
London - FTSE: +1,31%
Paris CAC 40: +1,31%
Madrid IBEX: +1,02%
FTSE MIB: +0,61%

COMMODITIES
BRENT: +0,83%
WTI: +0,84%
OURO: +0,20%
COBRE: +0,80%
NIQUEL: +1,17%
SOJA: +0,58%
ALGODÃO: +0,57%

ÍNDICES FUTUROS
Dow: +0,54%
SP500: +0,60%
NASDAQ: +0,61%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações