Apertem os Cintos: o Petróleo Está em uma Montanha-Russa

 | 14.08.2019 12:58

Traders de petróleo, apertem os cintos: o mercado pode entrar em uma jornada alucinante.

Os preços do petróleo estão apresentando uma das maiores volatilidades já vistas, devido à guerra comercial entre EUA e China, que tem feito a commodity oscilar feito um ioiô.

Um exemplo claro foi o rali de terça-feira, por causa da decisão do governo Trump de postergar as tarifas sobre algumas importações chinesas.

Em um dia como outro qualquer, os preços do petróleo teriam atravessado o piso por temores de que a guerra comercial estivesse se acirrando. Desta vez, eles saltaram 4% por conta do otimismo de que as relações entre os dois países pode estar se restabelecendo.

Pouco impacto no mercado sem o pano de fundo comercial e geopolítico

Esses giros provam uma coisa: sob a ótica dos fundamentos, o petróleo em si quase não faz diferença como uma commodity comerciável sem a bagagem adicional do comércio e da geopolítica.

Apesar dos dados semanais de estoques divulgados pela Agência de Informações Energéticas dos EUA (EIA, na sigla em inglês), os cortes da Opep podem ter um impacto limitado no mercado daqui para frente, já que, enquanto a Arábia Saudita utiliza demais a questão da restrição da oferta, a produção norte-americana continua crescendo.

Mas tudo isso dá pano para mangas nas questões mais prementes do petróleo, e uma delas é que as oscilações nos preços da commodity provavelmente vão piorar – o que é bom para quem opera principalmente a volatilidade ou apenas busca grandes movimentos diários para realizar seus trades.

Movimentos externos no índice de volatilidade do petróleo

O índice de volatilidade da CBOE, ou West Texas Intermediate , referência nos EUA.