Apesar da Volatilidade, Tendência Para o Bitcoin é Positiva

 | 06.05.2019 11:05

Não vou mentir: não sou das pessoas mais otimistas do mundo, não sou daqueles que costuma ver o copo “meio cheio”. De maneira geral, tendo invariavelmente para o pessimismo: acredito que tudo o que pode dar errado, eventualmente dará. Se para pessoas comuns o pessimismo pode parecer inconveniente, para o investidor ele é uma grande virtude: o pessimismo te força a ser responsável e gerenciar risco de maneira segura.

No último dia 25 o mercado de criptomoedas passou por um momento de grande pessimismo: a Bitfinex, uma das maiores corretoras do mercado, teria utilizado $850 milhões de reservas da Tether Limited (emissora do USDT, principal stablecoin do mercado) para cobrir rombos contábeis. A divulgação dessa notícia fez com que em menos de uma hora, o Bitcoin despencasse da região de $5.500 para $5.000, se estabilizando na região dos $5.200 nos próximos cinco dias. O Tether, criptomoeda pareada com o dólar, chegou a cair a 95 centavos e, desde então, ainda não se recuperou totalmente.

Apesar do cenário e apesar do meu pessimismo habitual, devo confessar que continuo extremamente otimista com o Bitcoin, talvez até mais do que nunca. Por que? Há uma série de indicadores que parecem alertar que estamos adentrando em um bull market. Em primeiro lugar, podemos citar o “golden cross”: no gráfico diário, as médias móveis de 50 dias ultrapassaram as médias móveis dos 200 dias, quadro que é tradicionalmente visto como um prelúdio de tendência de alta.