Apesar do declínio recente, ações continuam entregando melhores retornos

 | 26.06.2023 17:12

O Índice Global de Mercado registrou uma queda de 1,7% na semana passada (até 23 de junho), marcando o primeiro declínio desse benchmark que engloba várias classes de ativos desde a última semana de maio.

As ações na Europa e Ásia estão apresentando uma queda moderada na sessão de hoje, após a tentativa frustrada de golpe na Rússia durante o fim de semana. Os preços de energia estão mais altos depois da agitação que ameaçou brevemente o presidente Putin.

Analistas do RBC Capital Markets escreveram em uma nota de 25 de junho que "o desafio imediato ao regime de Putin parece ter recuado".  No entanto, alertam que é preciso considerar o risco de mais instabilidade civil na Rússia em análises futuras sobre o petróleo para a segunda metade do ano.

Na semana passada, os títulos dos EUA saíram os vencedores entre as principais classes de ativos, ainda que por uma margem estreita, de acordo com um conjunto de ETF. Os títulos do Tesouro dos EUA indexados à inflação lideraram o caminho, com o iShares TIPS Bond ETF (NYSE:TIP) registrando uma alta de 0,1%. Embora o fundo tenha apresentado pequenos avanços nas últimas duas semanas, continua sendo negociado dentro de uma faixa estreita que tem sido observada nos últimos meses.