Após Alta do Bitcoin, Ainda é Hora de Comprar?

 | 15.04.2019 10:05

O Bitcoin surpreendeu a todos no início deste mês, subindo mais de 20% em apenas uma hora na madrugada do dia dois. Regiões de preço que antes eram consideradas importantes resistências, como $4.200 e $4.400 foram absolutamente ignoradas e atropeladas por dois candles fortes e com grande volume de transações.

Há diversas narrativas acerca do que pode ter causado a alta, das teorias mais estapafúrdias até outras mais bem fundamentadas. Porém como em quase tudo nessa vida, é difícil apontar causalidade. Há quem diga que o responsável pela alta foi uma pegadinha de primeiro de abril que anunciava que o ETF de Bitcoin havia sido aprovado.

Já entre as teorias mais fundamentadas se destaca a que indica que a alta foi causada por ordens de compra no valor de $100 mi entre três corretoras (Kraken, Coinbase (NASDAQ:COIN) e Bitstamp), o que gerou um short squeeze, pressionando os preços para cima. Em tese essa movimentação poderia ser fruto de um algoritmo que teria emitido ordens ao identificar que o Bitcoin negociava acima das médias móveis de 50, 100 e 200 dias pela primeira vez em mais de um ano, o que tende a indicar tendências de alta.

Compreender a história dos fatos e acontecimentos do mercado pode te ajudar a tentar antever movimentações e tendências de preço, mas a realidade é que se você não se posicionar, de nada adianta: se conhecer bem a história tornasse alguém rico, o grande ídolo dos investidores seria Hobsbawm, não Buffett. Vamos então ao que interessa: mesmo depois da alta de mais 20%, ainda é uma boa hora de comprar Bitcoin? Quem não comprou já perdeu o bonde?

Há vários lugares comuns quando se fala de momentos de entrada e saída em investimentos: buy red, sell green; buy green, sell greener; buy the rumour, sell the fact. Todas essas máximas funcionam muito bem em alguns momentos, em outros momentos são catastróficas. Se alguma dessas já funcionou para você, fantástico. Money talks, bulshit walks. Porém certamente algum dia a máxima vai falhar e aí meu amigo, não adianta culpar o mercado. Não se guie por esse tipo de coisa: esteja sempre atento aos fundamentos.

Não vou mentir para você: ao que tudo indica, o melhor momento para comprar Bitcoin realmente já passou. Apesar de trabalhar numa plataforma de investimentos em Bitcoin, nós temos um compromisso inexorável com a transparência. Se você não viu o melhor momento passando, não se preocupe: mesmo profissionais como Ray Dalio, fundador da Bridgewater, maior hedge fund do mundo, diz que acertar o timing dos mercados é ridiculamente difícil. É natural, afinal só sabemos que o pior já passou quando ele, de fato, passa.

Também não vou aqui usar ferramentas de análise técnica, que no mercado de criptomoedas, já me traíram bem mais do que minhas ex namoradas (não posso culpá-las, ninguém merece um articulista chato). Porém é importante dizer que muita gente tem comentado do RSI de 14 dias, que indicaria que o Bitcoin estaria sobrecomprado. O RSI (relative strength index) indica a força nas negociações de um ativo. Funciona bem no curto prazo, mas a longo prazo, principalmente se tratando de criptomoedas, acho que tende a ser mais ruído do que de fato informação.

Os principais motivos que me levam a crer que o melhor momento para comprar Bitcoin já passou são dois. O primeiro é que mesmo após o grande salto do dia dois de abril, o Bitcoin não passou por nenhuma correção até o nível de preços anterior, respeitando a resistência dos 4.700 dólares. Além disso, o MVRV (indicador que divide o valor de mercado pelo valor de realização de compra, avaliando quando dinheiro as pessoas de fato investiram no Bitcoin) subiu acima de 1 pela primeira vez nos últimos cinco meses. Ambos os dados me levam a crer que o fundo já passou, quando atingimos a cotação de cerca de 3.200 dólares em meados de dezembro.