Apostas de cortes de juros podem ameaçar alta do dólar? Euro em ponto decisivo

 | 01.04.2024 11:51

  • Na sexta-feira, dados de inflação ficaram em linha com as expectativas do mercado, enquanto declarações de Powell tiveram impacto limitado no sentimento dos investidores;
  • Aumentou o debate sobre um possível corte de juros nos EUA a partir de junho.
  • O desempenho do dólar frente às principais divisas, especialmente o euro, depende das políticas monetárias do Fed e do BCE.
  • Invista com o poder da inteligência artificial (IA) e os melhores dados financeiros com o Saiba mais >>>
  • No último dia útil da semana, a conformidade dos dados do PCE com as projeções, somada às declarações cautelosas de Powell quanto à redução das taxas de juros, não provocou grandes alterações nos mercados. Assim, o índice do dólar americano (DXY) manteve-se estável com o advento da nova semana.

    Após a divulgação de dados na semana anterior, a expectativa de um corte iminente nas taxas pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano) em junho cresceu, indicando uma probabilidade de 60% para um ajuste de 25 pontos-base.

    Investidores permanecem na expectativa de três cortes de taxa ao longo do ano, com alguns analistas não descartando a possibilidade de até cinco reduções, a depender dos próximos indicadores de emprego.

    A postura do Fed, pautada em decisões orientadas por dados, coloca os próximos indicadores de emprego (payroll) em destaque. Uma queda significativa nos números de emprego pode acelerar os cortes nas taxas de juros.

    Apesar da abordagem prudente do Fed enfatizada por Powell, os indicadores econômicos seguem apontando para uma economia americana sólida, minimizando os temores de uma recessão. Contudo, essa dinâmica impôs certa pressão sobre o dólar em relação às principais moedas.