As 12 Ações Mais Indicadas Pelas Corretoras em Novembro

 | 09.11.2019 08:05

O mercado acionário brasileiro segue em alta, com o Índice Bovespa subindo mais 2,4% em outubro, acumulando 22% no ano e batendo novos recordes, acompanhando a perspectiva de melhora da economia brasileira. A força do mercado pode ser maior diante da aprovação da reforma da Previdência, que abre espaço para um ajuste fiscal que garantirá a sustentabilidade da dívida pública e, com ela, da inflação baixa, abrindo espaço para juros baixos por mais tempo, favorecendo o crescimento da economia.

Mas há outros fatores que precisam ocorrer para que as perspectivas do mercado se tornem realidade. É preciso que outras reformas avancem, como a administrativa e a tributária, e que a confiança, o crescimento e o emprego voltem.

É nesse ambiente que analistas dizem que o Ibovespa, mesmo perto dos 110 mil pontos, ainda tem espaço para altas. Esses analistas lembram que o índice , está longe de suas máximas reais históricas, que com a correção pelo dólar seriam em torno de 171 mil pontos. Os juros de 4,5% ao ano, como projeta o mercado, deve também levar mais investidores a procurarem a renda variável. Mas a cautela precisa ser mantida pelo investidor, que não deve se levar pela euforia, correndo mais risco do que pode suportar. O investidor deve diversificar, mas a maior parte das aplicações ainda ficará em renda fixa conservadora, mesmo que com juros mais baixos.

As 12 ações mais indicadas em novembro por 16 corretoras acompanhadas pelo Portal do Pavini incluem os principais papéis do Ibovespa, liderados por Petrobras (SA:PETR4), e com a volta da Vale (SA:VALE3) ao topo das recomendações. Os principais bancos do país também estão na lista, assim como as principais empresas de varejo e até uma empresa do setor de construção civil, segmento que andou em baixa nos últimos anos prejudicado mais fortemente pela crise econômica e pelos distratos.