As 14 ações de dividendos mais indicadas pelas corretoras em outubro

 | 06.10.2019 07:05

O Índice de Dividendos (IDIV) fechou setembro em alta de 1,89%, abaixo dos 3,6% do Índice Bovespa . No ano, ele acumula 27,02%, acima dos 19,2% do Ibovespa.

As ações de empresas que distribuem mais dividendos costumam ser mais resistentes a crises e turbulências, já que têm receitas mais estáveis e são companhias mais maduras em geral. São, portanto, alternativas para períodos de instabilidade, como o atual, em que o receio de recessão mundial se mistura com a guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Além disso, em um ambiente de juros em queda, algumas empresas podem chegar a oferecer retornos em dividendos superiores aos da renda fixa. Nas indicações da 15 corretoras, há estimativas de retorno em dividendos (dividend yield) de mais de 12%. Os valores ainda são isentos para pessoas físicas.

Nas indicações das 15 corretoras acompanhadas pelo Portal do Pavini, o destaque é Taesa (SA:TAEE11), que está presente em 11 carteiras. Empresas de energia elétrica dominam as sugestões, com cinco das 14 ações com mais de quatro indicações. Há também empresas do setor financeiro, como Itaú Unibanco (SA:ITUB4), Itaúsa (SA:ITSA4), B3 e Banrisul (SA:BRSR6) e empresas de seguros. Confira abaixo as principais indicações de dividendos de outubro.