As Ações de Dividendos Mais Indicadas em Novembro Pelos Analistas

 | 14.11.2019 16:55

A queda dos juros para 5,0% ao ano com a indicação de nova redução em dezembro, para 4,5% ao ano, com possibilidade de cair ainda mais no começo do ano que vem, aumenta a atratividade das ações de empresas que costumam distribuir boa parte dos lucros para os investidores na forma de dividendos ou de juros sobre capital próprio (JCP). Como os dividendos são isentos, mesmo ações com retornos menores, o chamado dividend yield, se tornam interessantes diante da renda fixa mais magra. Há casos de empresas com projeções de retorno em dividendos de até 14,5% em um ano, caso da Smiles (SA:SMLS3), ou de mais de 10%, como Tenda (SA:TEND3) ou Copasa (SA:CSMG3).

Há também o ganho de a variação dos preços dos papéis. Em outubro, o Índice de Dividendos da B3 subiu 1,52%, menos que os 2,36% do Índice Bovespa. No ano, o IDIV sobe 28,95%, enquanto o Ibovespa acumula 22%.

Para novembro, Coinvalores, que está em processo de fusão com a Necton, não forneceu sua carteira de dividendos, assim como a Socopa. Das 13 corretoras acompanhadas pelo Portal do Pavini, dez ações tiveram mais de três indicações, sendo que duas elétricas, Transmissão Paulista (SA:TRPL4) e Taesa (SA:TAEE11) tiveram 9 e 8 indicações. Confira abaixo os papéis mais indicados pelas corretoras.