As Cotas de Produção da Opep+ Significam Alguma Coisa para o Mercado?

 | 03.02.2022 08:22

Publicado originalmente em inglês em 03/02/2021

A Opep+ quebrou um recorde na quarta-feira, 2 de fevereiro, ao realizar sua reunião mais curta de todos os tempos.

Em apenas 16 minutos, o grupo revisou os relatórios técnicos sobre o estado do mercado petrolífero e votou de forma unânime por prosseguir com o aumento de 400.000 barris por dia (bpd) em sua cota de produção a partir de março.

Petróleo tipo WTI semanal

Se os membros da Opep e seus aliados externos, de fato, atingirem suas metas de produção, o grupo injetaria no mercado 41,294 milhões de barris por dia (mbpd) no mês que vem. (Esse total exclui a produção da Venezuela, Irã e Líbia, que atualmente estão isentos de restrições).

No entanto, tudo indica que a oferta da Opep+ não conseguirá atingir essa máxima em março, haja vista que o grupo vem produzindo menos do que suas cotas permitem há pelo menos um ano.

Lacunas existentes na produção

Neste mesmo período do ano passado, a baixa produção deveu-se, em grande medida, à decisão da Arábia Saudita de cortar voluntariamente o volume extra de 1 mpbd da sua oferta. No entanto, entre maio e julho de 2021, o país árabe encerrou seus cortes voluntários e aumentou sua produção e exportações. Os dados de julho de 2021 da Platts evidenciam que a Arábia Saudita produziu 9,48 mbpd naquele mês, um pouco abaixo da sua cota designada

Em 18 de julho, a Opep+ concordou com um plano de aumentar mensalmente suas cotas de produção em 400.000 bpd a partir de agosto de 2021 até setembro de 2022. (Aparentemente a Opep+ não conseguiu aumentar a oferta em 400.000 bpd em setembro de 2021, mantendo naquele mês sua cota de agosto de 2021).

Entre agosto e dezembro de 2021, a Opep+ ficou aquém da oferta prevista com uma média de 610.200 bpd. Em dezembro, a lacuna atingiu 1,121 mbdp, mesmo com o cartel aumentando sua produção geral em 310.000 bpd. Os problemas de extração parecem provir principalmente da Nigéria, Angola e Malásia, e não dos megaprodutores Arábia Saudita e Rússia.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Em vista dessas lacunas entre as cotas da Opep e sua produção concreta, os investidores estão questionando, e com razão, se as elevações de oferta anunciadas pelo cartel significam alguma coisa para o mercado. Apesar de o grupo ter concordado em elevar novamente suas cotas a partir de março, os preços do petróleo subiram imediatamente após o anúncio da decisão.

O barril de Brent ultrapassou a marca de US$90 e o de WTI atingiu US$89, embora ambas as referências do petróleo tenham recuado posteriormente. Pode ser que os traders esperassem um aumento maior, ainda que não houvesse qualquer indicativo de que tal pudesse ser o caso.

A impressão do mercado é que a Rússia enfrentará dificuldades para manter seus aumentos de oferta nos próximos meses, mesmo o país tendo ficado dentro da sua parcela de 100.000 bpd nos últimos meses. Cabe ressaltar ainda que nenhuma evidência veio à luz mostrando que a Rússia será incapaz de atingir sua meta de produção.

Não podemos nos esquecer de que, com o passar do inverno, fica mais fácil produzir na Sibéria. Ao mesmo tempo, as autoridades russas demonstram otimismo com sua produção. De acordo com o vice-primeiro-ministro Alexander Novak, o país aumentará sua oferta para 90% do seu nível pré-pandemia em março.

Os investidores acompanharão de perto para ver se a Rússia cumpre essa intenção, na medida em que as tensões na Ucrânia e possíveis sanções nos EUA podem impactar as exportações de energia da Rússia, o que está alçando os preços, independente dos níveis de oferta e demanda.

 

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações