As Diferentes Formas de Investir na Bolsa

 | 22.05.2020 16:47

Muitas pessoas se perguntam se é hora de investir na bolsa. Quando surge essa pergunta, a primeira ideia que vem em mente é de alguém comprando a ação de uma empresa, não é? O que vamos explorar neste artigo é que existem diferentes formas de fazer isso.
 
As diferentes formas de se investir na bolsa, englobam diferentes estratégias de investimento. Cada estratégia leva em conta diversos fatores, como o tamanho das empresas, onde essas empresas estão situadas, quais setores elas operam, que tipo de desempenho se espera que elas tenham e em qual período ocorrerá esse desempenho, por exemplo.
 
Uma das estratégias é investir em empresas de primeira linha, chamadas no mercado como blue chips. São empresas de grande porte, em geral líderes de seus mercados e que possuem grande volume de negociação na bolsa de valores. O racional por trás dessa estratégia é acreditar que essas empresas estão mais preparadas para enfrentar crises e que por isso podem se recuperar mais rápido do que as demais.
 
Além de poder escolher bons gestores que investem em empresas mais líquidas e de primeira linha, o investidor pode optar por escolher um ETF, sigla de exchange-traded fund, que é uma carteira de ações negociada na bolsa de valores como se fosse uma única ação.
 
Outra estratégia usada por investidores engloba ações de empresas de menor tamanho, conhecidas como small caps. O racional por trás dessa estratégia é que por terem porte menor e terem menos visibilidade, podem apresentar maiores assimetrias e oportunidades de retornos mais intensos. Observamos que no ano, até meados de maio, o índice que representa as small caps na bolsa caía 37% contra 30% Ibovespa no mesmo período. Alguns gestores são especializados em carteiras de small caps e também é possível investir direto no ETF SMAL11 negociado na Bovespa. Esse tipo de investimento é mais indicado para quem tem perfil mais arrojado, pois as oscilações podem ser bem mais intensas e o horizonte de investimento pode ser mais longo para alcançar os resultados esperados.