As Enormes Diferenças Entre a Faca Caindo e a Faca Subindo

 | 30.11.2018 14:25

O Valor está ótimo hoje e gostaria de fazer uma newsletter só comentando os comentários dos jornalistas.

Seria meu sonho se tornando realidade. O irônico em mim ficaria felicíssimo.

Mas o tempo urge. Comentamos aqui de Ultrapar (SA:UGPA3), faca caindo, e Unidas (LCAM3 (SA:LCAM3)), faca subindo, e ficamos devendo Kroton (SA:KROT3), faca caindo, e Smiles (SA:SMLS3), sócio dos infernos.

Espero que aproveitem...

Ultrapar: vale a pena pegar esta faca caindo?

Charlie Munger, o fiel escudeiro de Warren Buffett – maior investidor de todos os tempos, comenta algo muito interessante sobre Buffett.

“Ele tem uma mente matemática. Sua cabeça funciona com probabilidades.”

Basicamente, quando Buffett investe, ele sempre analisa a oportunidade e o risco associado a esta oportunidade de alocar capital.

Faz todo o sentido. Todos os investidores no mundo deveriam fazer o mesmo.

Mas não é isso que acontece. E Ultrapar (UGPA3) é um ótimo exemplo.

Reportagem do Valor comenta sobre as promessas que a companhia fez a investidores em evento ontem.

Ultra prevê um 2019 melhor, após seu Ebitda ter caído -33 por cento das máximas e as ações -41 por cento.

Como olhar o risco vs retorno das promessas dos gestores?

Simples. Quanto mais barata a ação, menor o risco de que resultados ruins impactem os preços – a expectativa de melhora seria baixa.

Quanto mais barata a ação maior o potencial de retorno caso as promessas se tornem realidade.

Mas UGPA negocia a elevados 12x Ebitda e 25x lucros, para uma empresa ainda com problemas. No último trimestre, seu Ebitda caiu -31 por cento.

Segundo a reportagem, a companhia sofreu com o cenário. A 12x Ebitda UGPA é cara demais para uma empresa que depende tanto da economia. Além disso, não podemos descartar a elevação da competição para o posto Ipiranga.

UGPA foi um ótimo negócio e o mercado aposta que voltará a ser. Mas a 12x Ebitda, as probabilidades estão contra o Investidor de Valor – permanecemos de fora.

Unidas (LCAM3): Quanto mais Ubers, mais lucros

Começando pelo fim, quem paga esta conta são as montadoras.

Outra reportagem comenta como as locadoras de veículos – Unidas (LCAM3), Localiza (SA:RENT3) e Movida (SA:MOVI3) – se tornaram parceiras inseparáveis dos apps de mobilidade.

Foi amor a primeira vista.

O motorista e Uber aluga o carro das locadoras e pode trabalhar sem se preocupar com ter o carro, manutenção ou impostos.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Basicamente, as locadoras compram os carros das montadoras com desconto. Quanto mais carros compram maior o desconto.

O desconto é tamanho que as locadoras compram o carro, o alugam por 1 ano ou 2 e vendem o carro ao mesmo preço.

Ao invés do motorista do Uber comprar o carro direto da montadora, a montadora financia a locadora que compra o carro e aluga para o Uber.

E o dinheiro fica no bolso do feliz acionista da locadora.

O Investidor de Valor já entendeu esta dinâmica e se apaixonou perdidamente pelo setor. Ainda mais quando encontra LCAM negociando a míseros 7x Ebitda e crescendo exponencialmente.

Foi amor à primeira vista.

--

Acompanhe muito mais no Twitter: @BruceBarbosa88, no FB: BruceBarbosaOficial e LinkedIn: BruceBarbosaOficial

Bruce Barbosa

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações