Ata do Fed: Nada de Pânico, Ótima Reação nas Bolsas; É Tudo Positivo

 | 25.05.2017 16:03

Por Chaim Siegel da Elazar Advisors, LLC

Muitos podem não ter percebido a incrível ação que aconteceu ontem nas bolsas de valores e nos títulos. "Que ação? Eu não vi nenhuma grande ação", você pode perguntar. É só isso. As notícias do Fed ontem podem ter atingido facilmente os mercados. Os mercados não terem feito nada foi uma ação incrível ao se comparar com as notícias.

Com notícias ruins, boa "prática" é algo positivo. Vamos explicar.

O que o Fed disse ontem?

O Fed, na ata do FOMC divulgadas às 15h (horário de Brasília), forneceram detalhes meticulosos pela primeira vez sobre como se pretende reduzir o portfólio da instituição de mais de U$ 4 trilhões. O Fed está comprando ativos por mais de uma década. Isso tem dado sustentação ao mercado e é a única principal razão porque os juros estão tão baixos.

Remover este grande comprador é um grande risco ao mercado de títulos e de ações.

Ontem eles afirmaram:

"Provavelmente, seria apropriado começar a reduzir os valores mobiliários do Federal Reserve este ano".

Antes das atas serem divulgadas, havia dúvidas se eles fariam isso esse ano ou anunciariam este ano e começariam em algum momento do ano que vem. Ontem eles esclareceram que fariam isso esse ano.

E eles forneceram detalhes de como eles diminuirão constantemente a compra de títulos ao reduzir o total que poderá ser comprado a cada três meses.

Por que isso poderia ter atingido os títulos?

Em 2013, o Fed anunciou que estaria deixando de comprar títulos em uma ação que causou o famoso "taper tantrum" — pânico com a redução da compra de ativos.

Títulos foram liquidados nos dias seguintes.

E ontem? Nada de pânico.