Ata do FOMC Azeda o Ânimo do Investidor Mundial.

 | 21.02.2013 11:17

ÁSIA:

As bolsas da Ásia caíram nesta quinta-feira após a ata da reunião do Federal Reserve trazer divergência de opinião entre os membros do conselho do banco central em relação ao programa de compras de ativos, levando a uma queda acentuada nos stocks dos EUA. Hang Seng de Hong Kong caiu 1,7%, enquanto o índice Xangai Composite mergulhou 3%, com investidores preocupados com as medidas de aperto sobre a liquidez, divulgados pelo banco central chinês após os preços dos imóveis subirem a uma taxa excessivamente rápida.

No Japão, o índice Nikkei perdeu 1,4%, Kospi da Coreia do Sul recuou 0,5% e S&P/ASX200 da Austrália derrapou 2,3%. O dólar dos EUA subiu na quarta-feira, refletindo um ambiente de aversão ao risco, enquanto o preço do ouro e ações relacionadas à commodities caíram ainda mais na Ásia nesta quinta-feira. Rio Tinto recuou 3%, BHP Billiton caiu 3,8% e a produtora de ouro Newcrest Mining perdeu 3,7% em Sydney. Entre os produtores chineses, Aluminum Corp of China ou Chalco, caiu 2,5% em Hong Kong e caiu 3,7% em Xangai. Jiangxi Copper afundou 5,9% e a produtora de ouro Zijin Mining recuou 2,9%.

Em Seul, as produtoras de aço Posco e Hyundai Steel recuaram 1,8% e 1,7% respectivamente. Fornecedores de peças para máquinas pesadas sofreram no Japão após a Caterpillar dos EUA reportar uma queda de 4% na venda de equipamentos para mineração e construção nos últimos três meses. Hitachi Construction Machinery caiu 3,4% e Fanuc recuou 2,2%.

Em Sidney, a produtora de petróleo, gás e eletricidade Origin Energy afundou 8,5% depois que divulgou uma queda de 34% no lucro do primeiro semestre de lucro e cortar a sua previsão de lucro anual. Em Tókio, Sony caiu 1,8% depois de revelar seu mais novo videogame, o PlayStation 4, num evento em Nova York, mas não exibiu o console, levantando rumores de que o novo videogame não incluirá unidade óptica. A fabricante japonesa anunciou que o videogame chegará às lojas norte-americanas no fim de 2013. A rival Nintendo viu suas ações subir 1,2%. Entre outros ganhadores, Qantas Airways subiu 2,8% depois que a transportadora australiana registrou que o lucro mais do que o dobrou no primeiro semestre em relação à um ano atrás.

EUROPA:

As bolsas europeias abriram em queda nesta quinta-feira, refletindo a divulgação da minuta do último encontro do FED dos EUA, que ilustrou diferentes pontos de vista sobre o fim do programa de compras de ativos. As leituras preliminares do índice PMI das principais economias roubaram os holofotes.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O PMI de produção da Alemanha foi de 50,1, enquanto a mesma leitura para a França subiu para 43,6, no entanto, abaixo das expectativas. A crise da zona do euro pareceu tornar-se mais íngreme em fevereiro, com o PMI para a região caindo para 47,3, a mínimo em dois meses, a partir de uma leitura de 48,6 janeiro. Economistas consultados pela Dow Jones previam uma leitura de 48,5 em fevereiro. O PMI de serviços em fevereiro caiu para 47,3, contra o nível de Janeiro que foi de 48,6, enquanto que o PMI de fabricação para a região recuou ligeiramente de 47,9 para para 47,8. As leituras indicam que a região está em curso para um quarto trimestre consecutivo de contração, embora o declínio pareça ser menos grave do que a queda de 0,6% no PIB visto no quarto trimestre de 2012.

O índice Stoxx Europe 600 cai 1,21%, com bancos e empresas de mineração postando as maiores quedas. Na França, o Société Générale cai 2,6% e as ações da AXA recuam 3,7%, após a empresa de seguros apresentar uma queda no lucro em 2012, derrubando o índice CAC 40. DAX 30 da Alemanha cai, com o Deutsche Bank recuando 3,32% e Commerzbank perdendo 3,93%. FTSE 100 do Reino Unido também perde. As ações da HSBC caem 1,7%. As ações da gigante de mineração BHP Billiton caem 4,23%, depois que o Citigroup cortou a empresa de comprar para neutro, alegando que os catalisadores positivos, tais como despesas de capital e cortes de custos agora estão dentro do preço. A rival Rio Tinto recua 2,5%.

AGENDA DE HOJE:

EUA:
10h30 - Consumer Price Index (CPI) de Janeiro (indicador mensal da inflação ao consumidor dos Estados Unidos);
10h30 - Initial Jobless Claims (mede a quantidade de pedidos de auxílio-desemprego nos Estados Unidos);
11h00 - Purchasing Managers Index (PMI preliminar) de Fevereiro (nível de atividade industrial nos Estados Unidos);
12h00 - Existing Home Sales de Janeiro (vendas de imóveis usados nos Estados Unidos);
12h00 - Leading Indicators de Janeiro (ou Índice de Indicadores Antecedentes, relatório que compreende 10 índices já divulgados no país e que resumem a situação da economia americana e servem como prévia para o desempenho da economia).
13H00 - Estoque de Petróleo Americano

AGENDA DA PRÓXIMA SESSÃO

EUROPA: Consumer Price Index (CPI Estimate) de Janeiro (indicador mensal da inflação ao consumidor europeu).
ALEMANHA: Gross Domestic Product do 4º Trimestre (Produto Interno Bruto - PIB da Alemanha); Import Prices do 4° Trimestre (mede os preços de bens importados na Alemanha); IFO - Business Climate de Fevereiro (pesquisa de “clima do mercado”, mostra um agrupamento de estudos com indústrias, construtores, atacadistas e varejistas da Alemanha); IFO – Expectations de Fevereiro (mostra as condições correntes e as expectativas de negócios para os próximos seis meses na Alemanha).
REINO UNIDO: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
EUA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.

ÍNDICES MUNDIAIS (6h55):

ÁSIA
Austrália: -2,33%
Nikkei: -1,39%
Hang Seng: -1,72%
Xangai Composite: -2,97%

EUROPA
London - FTSE: -1,29%
Paris Cac 40: -1,50%
Frankfurt - Dax: -1,40%
Madrid IBEX: -1,08%
Milão MIB 40: -2,26%

COMMODITIES
BRENT: -0,55%
WTI: -1,03%
OURO: +0,40%
COBRE: -1,10%
NÍQUEL: -2,20%
SOJA FUTURO: -0,23%
ALGODÃO FUTURO: -0,57%

INDICES FUTUROS
Dow: -0,28%
SP500: -0,27%
NASDAQ: -0,34%

BALANÇOS CORPORATIVOS:

EUA: Chesapeake Energy, Dana Holding, Denbury Resources, Dillard's, Host Hotels, Lexington, Marriot Vacations, Medidata Solutions, PG&E, Wal-Mart,
Westport Innovations, AVG Tech, Hewlett-Packard, Marvell, Nordstrom
BRASIL: Banco do Brasil, Bic Banco, Cia Hering, Gerdau, Marcopolo, T4F Entretenimento, CCX.

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações