Até Onde Vai o Fed? Derretimento do Mercado Pode Estar Longe de Acabar

 | 06.05.2022 13:39

As ações dispararam após a reunião do Fed em 4 de maio, mas o otimismo durou pouco. O movimento de alta parece ter sido prematuro, revertendo os ganhos em 5 de maio.

Os investidores pareciam ter mudado o foco da sua atenção para pontos críticos da reunião: o Fed iria elevar os juros e, o mais importante, por causa do aperto das condições financeiras,como já havia mostrado um índice do Fed de Chicago.

Desde o início deste ano, as condições sofreram um significativo aperto, subindo de quase -60 pontos-base (pb) para -27 pb, em 28 de abril.  No mesmo período, o S&P 500 recuou quase 14%.

h2 Condições ainda estão frouxas/h2

No entanto, as condições financeiras provavelmente precisarão sofrer um aperto ainda maior e seguir em direção ao nível neutro para que o Fed tenha sucesso. A sucursal do banco central em Chicago ressalta que, quando o índice está abaixo de 0, isso historicamente está associado a condições financeiras mais frouxas do que a média. Por outro lado, valores positivos tradicionalmente se relacionam a condições financeiras mais restritivas do que a média.

Apesar da atual alta do índice, as condições financeiras encontram-se em padrões historicamente frouxos, sugerindo que ainda será necessário um aperto maior pela frente. Podemos ver o dano que isso causou no mercado com o atual movimento de alta nas condições financeiras, de cerca de 32 pontos-base. A dor pode ser enorme, dado que temos praticamente a mesma quantidade de aperto à nossa frente.