Até quando as ações podem desafiar a gravidade, ignorando juros e geopolítica?

 | 19.10.2023 14:00

Avanço nas taxas das treasuries pressiona mercados 

A aversão ao risco ainda se fazia sentir hoje pela manhã nos mercados, acompanhando as perdas de quarta-feira,18, diante do aumento dos rendimentos dos títulos do Tesouro americano (treasuries) de 10 anos. Embora os principais índices acionários tenham ensaiado uma recuperação até o meio-dia em Londres, ainda há dúvidas sobre a sustentabilidade da recuperação. As tentativas anteriores de retomada foram frustradas.

Incertezas econômicas e geopolíticas pesam sobre o sentimento /h2

O cenário econômico e geopolítico continua incerto, afetando a confiança dos investidores. Por um lado, há preocupações sobre a inflação persistente e o aperto monetário em 2024. Por outro lado, há tensões no Oriente Médio, que aumentam os riscos de conflito e instabilidade.

Embora haja sinais de que a inflação atingiu seu pico e que os bancos centrais adotarão políticas monetárias mais flexíveis em 2024, a duração da inflação elevada permanece incerta, lançando dúvidas sobre a trajetória das taxas de juros. Como resultado, os investidores preferem vender títulos do governo, elevando seus rendimentos. Além disso, a recente crise no Oriente Médio exacerbou as preocupações, pressionando os ativos de risco.

Juros de 10 anos nos EUA se aproxima de 5% /h2

Hoje vimos um novo pico anual nos  juros de 10 anos dos EUA, aproximando-se cada vez mais da marca crítica de 5,00% que todos estão observando. A recente alta nos rendimentos das treasuries foi responsável pela queda nas ações de Wall Street na quarta-feira.

Esse movimento, talvez uma reação tardia aos robustos dados de vendas no varejo dos EUA, ganhou destaque nos mercados financeiros globais. Enquanto os rendimentos permanecerem elevados, isso deve manter o apetite por risco baixo.