Brexit: o que Aconteceu e o Que Virá em Seguida?

 | 16.01.2019 05:22

por Pauline Thomash2 O que acabou de acontecer?/h2

A expectativa geral era que o parlamento britânico rejeitasse o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia proposto pela primeira-ministra Theresa May; no entanto, a maioria formada por 230 votos impôs uma derrota histórica à premiê.

Logo após a votação, o líder da oposição, Jeremy Corbyn, anunciou um voto de desconfiança no governo. Caso a moção de desconfiança tenha sucesso, pode haver uma eleição geral antecipada, provocando a queda da libra esterlina, em razão da incerteza do mercado.

O voto de desconfiança será apresentado ao parlamento no final do dia de hoje, mas não há expectativa de que seja aprovado, uma vez que, ao que tudo indica, não conta com apoio suficiente. Um segundo voto de desconfiança não pode ser feito contra a primeira-ministra por seu próprio partido, após o fracasso dessa proposta em dezembro.

Após essa derrota, estas são as opções à disposição do Reino Unido, restando apenas 72 dias para o prazo final do Brexit, que se encerra no dia 29 de março.

h2 Plano B/h2

Theresa May tem até segunda-feita, 21 de janeiro, para retornar ao parlamento com um “Plano B” para seu acordo do Brexit. Como foram necessários 18 meses para que sua equipe negociasse o acordo em sua versão atual, é improvável que ela conseguirá costurar um acordo totalmente diferente nos próximos dias, especialmente um que seja capaz de satisfazer os mais de 200 parlamentares que votaram contra seu Plano A na terça-feira.

Em sua versão atual, o Plano B provavelmente não será aprovado. Não esperamos que seja totalmente diferente do acordo rejeitado e acreditamos que a UE não vai mudar sua posição.

h2 Plano B-2/h2

Uma opção poderia ser um apoio interpartidário para apresentar emendas ao atual acordo. Em seu discurso após a votação, May acalmou (alguns) receios do mercado ao declarar que não tinha a intenção de “desperdiçar tempo” até a data de saída. Ela buscaria um apoio interpartidário para que pudessem trabalhar juntos em um acordo a ser levado à UE.

Veremos, nos próximos dias, se o parlamento conseguirá encontrar uma solução viável para um Brexit ordenado antes da data oficial de saída.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora