Aumento de Casos de Covid na Europa Impactam a Economia e os Destaques da Semana

 | 30.10.2020 13:14

h5 Panorama Semanal de 26 a 30 de outubro*

DESTAQUES

A última semana de outubro foi marcada por alta volatilidade, com o alastramento de casos de Covid-19 na Europa e Estados Unidos e piora nas expectativas de recuperação econômica global. A proximidade das eleições americanas trouxe tensão ao cenário. E no Brasil, manutenção dos juros, desemprego recorde, privatização do SUS e intrigas no primeiro escalão do governo foram notícias de destaque.

COVID-19 E ECONOMIA

A pandemia voltou a impactar as bolsas de valores com intensidade, deixando clara a fragilidade da economia. Ainda sem uma vacina e com novas medidas de lockdown anunciadas na Alemanha e na França, as perspectivas de retomada econômica esfriaram.

ECONOMIA INTERNACIONAL

Olhando pelo retrovisor, os dados são bons. O PIB dos Estados Unidos registrou crescimento de 33,1% no terceiro trimestre de 2020. Já a economia da zona do euro teve avanço recorde de 12,7% no período, saindo da recessão.

Na China, o presidente Xi Jinping anunciou o 14º plano quinquenal do país, com foco em inovação, autossuficiência econômica e um ambiente mais limpo.

ELEIÇÕES AMERICANAS

Nos EUA o assunto são as eleições da próxima terça-feira, que acontecem sem que tenha havido um acordo sobre um pacote fiscal e em meio à crescente tensão racial após a morte de Walter Wallace, baleado pela polícia. A Suprema Corte permitiu que sejam válidas as cédulas de votação postadas até o dia da eleição, 3 de novembro, e recebidas até 3 dias depois. O número de votos antecipados já é alto e as projeções apontam para a vitória do democrata Joe Biden.

TAXA SELIC

No Brasil, o Comitê de Política Monetária do BC (Copom) manteve, por unanimidade, o juro básico da economia (taxa Selic) em 2% ao ano, e destacou que “as expectativas de inflação de longo prazo permanecem ancoradas”.

BRASIL

O desemprego, de acordo com o IBGE, atingiu 14,4% da população no trimestre encerrado em agosto: são 13,8 milhões de brasileiros sem emprego.

A polêmica da semana foi a privatização do SUS, com forte repercussão negativa nas redes sociais e posterior recuo do governo. Um decreto do Ministério da Economia falava em conceder à iniciativa privada a administração de Unidades Básicas de Saúde, o que poderia levar à privatização do Sistema Único de Saúde.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Na cúpula do governo, episódios envolvendo o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, geram desconforto. Após embate com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, com reflexos na ala militar do governo, houve nova confusão. O perfil de Salles no Twitter direcionou ofensa ao Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, a quem chamou de “Nhonho”. Salles alega que sua conta foi invadida.

Ainda na área ambiental, a ministra do Supremo Rosa Weber suspendeu por liminar decisão do Conama que permitia exploração comercial em áreas de restingas e manguezais.

Também repercutiram no noticiário as declarações do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o novo imposto digital, que chamou de digitax. Segundo Guedes, é uma necessidade para compensar a desoneração da folha das empresas.

A semana teve divulgação de balanços, entre os quais, de Petrobras (SA:PETR4) e Vale (SA:VALE3), que influenciaram positivamente os mercados.

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa fechou em alta de 1,27%, em 96.582 pontos. Já o dólar se manteve praticamente estável (0,03%), cotado a R$ 5,765.

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

*Dados atualizados até às 9h30 de 30/10

/h5

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações