Aumento na Taxa Selic Será Suficiente para Acalmar o Dólar?

 | 28.10.2021 09:04

Conforme já aguardado pelo mercado após a coletiva de Paulo Guedes na última sexta-feira, o Copom aumentou a taxa Selic em 1,5%.

Com isso, a taxa de juros passou de 6,25% para 7,75% ao ano, tornando-se mais atrativo aos investidores estrangeiros que ganham nas operações de carry trade. 

Mas com o BC trabalhando "sozinho ", será o suficiente para acalmar o dólar? 

Hoje, o aumento do risco-país se dá principalmente pelas incertezas fiscais e políticas. Nossa inflação, que no acumulado em 12 meses ultrapassa os dois dígitos, também causa preocupação . 

Enquanto o BC tem sido mais contracionista com a política monetária, nossa política fiscal tem sido mais expansionista, com o governo sempre dando um jeito de querer interferir para um expressivo aumento no teto de gastos.

Com o fim do auxílio emergencial agora em outubro, o Presidente Bolsonaro (sem partido) e seus aliados políticos tentam emplacar o novo Auxílio Brasil, que ainda não conta e provavelmente não contará com uma fonte de receita dentro do teto. 

O aumento da taxa Selic veio de acordo com as expectativas do mercado, que já precificava os 1,5%. Na minha opinião, o BC poderia ter sido ainda mais agressivo, aumentando a Selic em 1,75% a fim de avisar ao mercado que estaria à frente da curva (nos juros). Vamos observar hoje como o mercado, principalmente no câmbio, reagirá.

Ontem o dólar caiu 0,33, fechando o dia a R$ 5,5563. 

Na sexta-feira teremos o fechamento da PTAX, que influenciará nos contratos futuros, naquela eterna briga entre comprados e vendidos. 

Com as armas que tem, o BC tem a sua ação no câmbio bem limitada. Aguardaremos as cenas dos próximos capítulos. 

Um bom dia e bons negócios! 

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações