Aumento nas Taxas de Juros no Mundo e os Destaques da Semana

 | 17.12.2021 15:11

Panorama Semanal de 13 a 17 de dezembro*

DESTAQUES/h2

Sinalizações de altas dos juros no mundo e novas polêmicas sobre vacinação contra Covid-19 no Brasil. Estes são os destaques da semana no noticiário.

TAXAS DE JUROS/h2

Nos Estados Unidos, o Fed (banco central americano) acelerou a retirada dos estímulos econômicos e indicou que fará três altas de juros em 2022. Já o BC da Inglaterra subiu a taxa de juros em 0,15 ponto percentual. E o BC europeu também reduziu seus estímulos.

CORONAVÍRUS E VACINAÇÃO/h2

Enquanto a variante ômicron se espalha de forma veloz pelo mundo, de acordo com a OMS, a discussão no Brasil gira em torno do passaporte de vacinação e da imunização infantil.

Após recurso da AGU contra o comprovante de vacinação, o Supremo Tribunal Federal manteve a exigência para estrangeiros que entrem no país.

A Anvisa liberou a vacinação infantil, mas o presidente da República, Jair Bolsonaro, é contra a decisão. Em sua live semanal, afirmou que pretende divulgar o nome dos técnicos da Anvisa responsáveis pela medida.

PEC DOS PRECATÓRIOS/h2

O Congresso finalmente concluiu a promulgação da PEC dos Precatórios, que viabiliza recursos para o Auxílio Brasil. 

OPERAÇÃO CONTRA CIRO GOMES/h2

A PF fez uma operação polêmica esta semana, cumprindo mandados de busca e apreensão contra Ciro Gomes, e seus irmãos, Cid e Lúcio Gomes. O caso envolve suspeita de recebimento de propina para beneficiar uma empreiteira na ocasião da construção da Arena Castelão, no Ceará. Para Ciro, a operação da PF é uma ação política contra os opositores do presidente. 

MUDANÇAS POLÍTICAS E NO GOVERNO/h2

Após 33 anos no PSDB, Geraldo Alckmin se desfiliou do partido. Seu nome é um dos que estão no jogo eleitoral de 2022, para compor chapas de oposição.

O senador Fernando Bezerra, derrotado na disputa por uma vaga no TCU, renunciou ao cargo de líder do governo no Senado. Antonio Anastasia ficou com a vaga no TCU.

No STF, tomou posse o ministro André Mendonça. 

BOLSA/h2

No pregão desta quinta-feira, o Ibovespa fechou em alta de 0,83%, aos 108.326 pontos, com destaque para alta das commodities, como minério de ferro e petróleo. O dólar comercial fechou em queda de 0,51%, cotado a R$ 5,679.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Obrigada, bom fim de semana e até o próximo Panorama Semanal.

* Dados atualizados até as 9h do dia 17/12.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações