Papéis da Austrália São a Nova Sensação do Mercado de Títulos Soberanos

 | 21.07.2020 09:55

Essa análise foi publicada em inglês em 21/07/2020 e traduzida no mesmo dia.

Os investidores institucionais que estão devassando o globo em busca de rentabilidade encontraram um novo queridinho no mercado. Os títulos do governo da Austrália, chamados Aussies, oferecem alguns pontos-base (pb) a mais de rentabilidade, além da segurança de um mercado desenvolvido com um triplo A de classificação de risco.

Instituições japonesas deixaram de lado sua resistência tradicional a esse mercado relativamente pequeno em busca de rendimentos, mesmo com o governo australiano aumentando seu endividamento para combater a pandemia de Covid-19 e dar mais liquidez ao mercado.

Melhores taxas, maior spread e carry trade

Os fundos japoneses adquiriram US$ 6,6 bilhões em títulos australianos em maio, o maior volume mensal desde 2005. Na semana passada, a Austrália vendeu A$ 17 bilhões, o equivalente a quase US$ 12 bilhões, com mais de A$ 50 bilhões em ofertas.

Mas os investidores japoneses não são os únicos compradores estrangeiros dos títulos australianos. Cerca de 45% da venda realizada no início deste mês foi feita para investidores externos, em sua maioria do Reino Unido e da Ásia, excluindo o Japão.

O Escritório Australiano de Gestão Financeira agendou uma oferta de títulos com vencimento em 2051 para a próxima semana, e a expectativa dos analistas é que o governo venda algo entre A$ 4 bilhões e A$ 8 bilhões, com os investidores da América do Norte e Reino Unido demonstrando interesse.