Autoridades Foram Incompetentes ou Mal-Intencionadas no Combate à Inflação?

 | 20.06.2022 15:30

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

O Federal Reserve realizou uma agressiva elevação de juros na semana passada, subindo as taxas de overnight em 75 pontos-base (pb), poucas semanas depois de o presidente da instituição, Jerome Powell, afirmar publicamente que tal elevação “não era algo que o Comitê estava considerando ativamente”. Ao que parece, esse aumento de juros estava sendo passivamente considerado.

As taxas reais dos títulos protegidos contra a inflação (TIPS) de 5 anos subiram 44 pontos-base na semana, ao passo que as taxas reais de 10 anos subiram 28 pontos-base. A maior parte desse movimento ocorreu antes da reunião do Fed, enquanto circulavam, de alguma forma, rumores de que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) elevaria a taxa referencial em 75 pontos-base.

Desde março, as taxas reais de 5 anos já subiram 220 pb, e as de 10 anos, +170 pb (ver gráfico). Tudo isso tem pesado sobre as ações e deve continuar pesando.

O mesmo se aplica aos títulos de renda fixa. O clássico portfólio de 60-40 (60% ações, 40% títulos) acumula queda de 18% desde janeiro. Os portfólios com “paridade de risco” já caíram mais do que isso: o fundo Toroso Risk Parity (NYSE:RPAR) recua 20,6%.