Avaliação de Resultado de UNIP6, BRKM5 e ESTC3

 | 19.03.2019 11:16

UNIP6 (SA:UNIP6)

A espetacular Unipar (SA:UNIP6) divulgou resultados muito bons e, pasmem (!), anunciou dividendos para 2018 ainda maiores que os de 2017.

Após um 3T18 segurando caixa, Unipar volta a distribuí-lo para o deleite de seus felizes acionistas.

No 4T18, receita líquida +22 por cento, Ebitda -19 por cento e lucros +53 por cento.

O resultado é forte, principalmente se notamos que o preço da Soda caiu de 500 dólares para 400 no tri – hoje está em 360 dólares.

Mas a companhia subiu preços e foi beneficiada por dólar mais forte no período.

O Ebitda do 4T17 foi favorecido pela equivalência patrimonial da venda da Tecsis. Retirando os 25m de reais do Ebitda do 4T17, a queda seria de -8 por cento – a queda é explicada por uma depreciação 50m menor, que investigaremos.

Sem dívidas, com maiores lucros, UNIP distribui maiores dividendos. A companhia pagou 211m de reais em 2018 e pretende pagar 25m a mais em 2019 (S2).

Mesmo subindo +97 por cento em 12 meses e +17 por cento em 2019, a 4x Ebitda e 8x lucros, UNIP é uma das melhores ações para 2019.

BRKM5

Está definido: o ciclo de alta dos spreads petroquímicos (preço de venda menos custo) chegou ao fim, declarou o presidente da Braskem (SA:BRKM5) em teleconferência (está no Valor Econômico).

Nada dura para sempre: nem as dores, nem as alegrias.

E a companhia já anuncia que os resultados de 2019 serão “similares” aos de 2018 – a minha aposta é um pouco “piores”.

E o resultado de Braskem, na manhã de ontem, refletiu bem o ciclo – receita líquida estável, Ebitda -29 por cento e prejuízo de -179 milhões de reais (lucro de 313m no 4T17).

É... a Braskem já não é mais aquela.

A geração de caixa operacional foi -24 por cento menor que no 4T17. A compra da Cetrel do 4T17 (uso de caixa) e uma reclassificação de aplicações financeiras fez enorme diferença na geração de caixa livre.

Sim, as ações continuam baratas a 6x Ebitda e 15x lucros. Mas estamos no topo do ciclo dos spreads petroquímicos. Será que com Ebitda retraindo e múltiplos subindo os preços das ações se seguram lá em cima?

Sim, pois o que interessa em BRKM é: “Quanto a LyondellBasell pagará pela campeã nacional petroquímica?”

Este é um risco que se corre. Saímos de BRKM em agosto de 2018 embolsando +84 por cento. Mas continuamos de olho.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

ESTC3

Estácio (SA:ESTC3) divulgou resultados muito bons, considerando como o setor de educação se encontra no momento.

Eu fico por aqui bradando aos sete ventos como o FIES acabou e as educacionais sofrerão mas, parece que Estácio (ESTC3) está vencendo o vento contra.

Receita líquida +3 por cento, Ebitda +6 por cento e lucros ajustados estáveis.

Interessante que o Ebitda e lucro líquido ajustado de Estácio são muitas vezes superiores ao não-ajustados. A companhia tira dos números uma infinidade de não-recorrentes de tamanhos bastante relevantes.

Estranho. Vamos procurar mais detalhes e voltamos a comentar num futuro próximo.

Mas Estácio cresce (+19 por cento) no ensino a distância (EAD) – que era dominado por Kroton (SA:KROT3) -, e perde alunos no presencial (-9 por cento). Com isso, a base de alunos fica igual (+0,5 por cento).

Ótimo. Precisamos apenas entender se as margens são parecidas - imagino que, no EAD, sejam melhores - e se a competição é a mesma.

Não me parece ser. Kroton dominava o EAD e, com a abertura deste mercado, todos as educacionais correm para abocanhar seu pedaço.

A 7,5x Ebitda e 13x lucros, parece que o ímpeto de crescimento de ESTC não é mais aquele. Continuamos olhando de longe.

Acompanhe muito mais no Twitter: @BruceBarbosa88, no FB: BruceBarbosaOficial e LinkedIn: BruceBarbosaOficial

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações