Ações dos EUA para Comprar – e Vender – após a vitória de Trump

 | 10.11.2016 11:18

por Clement Thibault

Os mercados podem ter sobrevivido ao choque de uma vitória de Trump e podem até prosperar durante a administração do presidente Donald Trump. Mas tentando entender algumas das propostas de Trump disparadas em uma campanha com tom superaquecido e excessivamente hiperbólico, nos parece claro que certos setores do mercado, assim como algumas empresas específicas, terão maior capacidade de se beneficiar de esforços do novo presidente para 'Fazer América Grande de Novo”, seu mote de campanha, em inglês, Make America Great Again.

Energia

Compre: Carvão

O segundo mandato de Obama tem sido marcado por vigorosos esforços para combater a mudança climática. Seu governo iniciou o plano de energia limpa, um conjunto de regulações para reduzir o impacto ambiental, inclusive tomando medidas para minimizar a poluição emitida por usinas de combustão de carvão. Durante sua campanha em Detroit, em agosto, o presidente eleito Donald Trump disse que pretende "colocar nossos mineiros de carvão e nossos metalúrgicos de volta ao trabalho."

Uma empresa posicionada para se beneficiar da visão de Trump no setor de energia é Peabody Energy Corp (OTC:BTUUQ), empresa de gás e carvão baseada em St. Louis, que pediu recuperação judicial em abril, após anos de declínio e milhares de empregos eliminados. Apesar de suas minas de carvão ainda apresentando lucro, o colapso do uso do carvão como um produto de energia forçou a companhia a declarar falência depois de anos de dívidas acumuladas. Um novo interesse no carvão como recurso energético e uma injeção de capital poderia levantar a Peabody e retirar toda a indústria de seu triste destino. Isso pode ter começado ontem, quando as ações da empresa saltaram de US$ 8,50 para US$ 12,80 por ação, uma alta de 50% com as notícias de vitória de Trump.