B3 Muda Metodologia Para o ISE. O Que Isso Significa?

 | 23.07.2021 15:06

No início da semana, no dia 19/7, a B3 (SA:B3SA3) anunciou uma nova metodologia para o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). O índice, que tem como foco a representação do desempenho médio das companhias brasileiras na agenda ESG, foi desenvolvido em 2005 e será ampliado a partir de 2022.

Antes, somente 40 empresas faziam parte da composição. Agora, com as alterações, a companhia que quiser fazer parte precisa estar entre as 200 mais negociadas em bolsa.

O novo método também inclui a divulgação pública das notas das empresas que aplicaram para participar do índice, seja aprovada ou não. Contudo, precisarão passar por avaliações que serão divididas entre os temas: meio ambiente, governança e alta gestão, capital humano e social, modelo de negócios e inovação.

Além disso, segundo a B3, o ISE sofrerá uma redução no primeiro momento e as notas das companhias junto aos novos parceiros Carbon Disclosure Project (CDP) e RepRisk, serão consideradas.

Na prática, quem quiser participar precisará ter nota C ou mais no CPD, organização que ajuda empresas a divulgarem seus impactos ambientais,  e 50 pontos ou menos no RepRisk, de ciência de dados ambientais, sociais e de governança. Vale ressaltar que uma vez dentro do índice, caso haja piora nos indicadores, a ação deixará de fazer parte da carteira.

Também vale destacar que o peso na composição da carteira não será mais baseado no valor de mercado, mas, sim, no desempenho em relação ao ESG.

Além disso, antes era cobrada uma taxa de R$35 mil do negócio que quisesse fazer parte do ISE. A partir da mudança a entrada será gratuita.

Por fim, a iniciativa da B3 mostra o avanço do mercado nas questões de responsabilidade socioambiental ao tornar o índice mais amplo, simples e transparente. As empresas que fizerem parte dele, sem dúvidas, serão vistas com outros olhos pelos investidores, o que sem dúvida afetará os resultados no futuro.  

Como já destaquei em artigos anteriores, existem diversas iniciativas surgindo recentemente e este é, para mim, um caminho sem volta. Bons negócios!

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações