Balanços do 3T: Setor de Tecnologia Desacelera, Varejo e Petróleo Mostram Força

 | 19.11.2018 05:44

Um dos períodos mais voláteis de divulgação de resultados está chegando ao fim. Essa é a boa notícia.

A má notícia é que os resultados, em vez de esclarecer os investidores quanto ao futuro, deixaram as perspectivas de mercado mais confusas. Considere, por exemplo, as gigantes da tecnologia, empresas que foram responsáveis pelo rali sem precedentes da última década. A maioria dessas companhias claramente desacelerou seu desempenho e falhou em gerar entusiasmo, no momento em que os mercados mais precisavam disso.

Os maiores motores de crescimento — Facebook (NASDAQ:FB), Alphabet (NASDAQ:GOOGL) e Amazon (NASDAQ:AMZN) — divulgaram resultados heterogêneos de maneira geral. O que os investidores conseguiram tirar desses números foram apenas promessas para o futuro, sem nada de concreto, uma vez que essas companhias mudaram seus modelos de negócios a fim de se adaptar às novas realidades do mercado, onde a prioridade maior é evitar violações de privacidade e a manipulação política.

A Amazon, maior varejista on-line, divulgou pela segunda vez consecutiva resultados trimestrais de vendas abaixo das expectativas, enquanto as vendas da Alphabet no terceiro trimestre ficaram aquém das previsões dos analistas, com um crescimento de receita proveniente dos principais sites do Google, incluindo Pesquisa e YouTube, mais lento do que no período anterior.