Bancos: Uma Análise dos Resultados 4T2020

 | 06.02.2021 21:30

Após os resultados 4T2020 de Itaú (SA:ITUB4), Bradesco (SA:BBDC4) e Santander (SA:SANB11) ficou a seguinte pergunta: afinal, os resultados dos bancos foram bons ou ruins?

A resposta é: depende! Vamos analisar brevemente o cenário:

Se compararmos a um ano normal, como 2019, os resultados foram ruins.

Todos os bancos tiveram resultados menores em 2020 do que em 2019, impactados pelas restrições causadas pela Covid-19 .

Mas se analisarmos a situação olhando 2020 isoladamente, por trimestres, vemos a situação melhorando: o 4T2020 foi positivo em relação aos trimestres anteriores.

O que mostra uma certa volta à normalidade.

É preciso entender que os desafios ainda estão por aí: estamos em uma segunda onda de Covid-19, a vacinação ainda deve seguir por todo o ano… então podem haver ainda restrições em alguns momentos e possível alta de inadimplência.

Isto pode impactar ainda nos resultados futuros, vide provisões para perdas.

Vemos 2021 ainda desafiador para os bancos, por outro lado entendemos que tanto Itaú, Bradesco e Santander têm fôlego para sair do outro lado.

Bancos seguem sendo boas opções para longo prazo.

No entanto, estão acima do preço em nossa visão.

Somente Banco do Brasil (SA:BBAS3) - que não está nessa análise e merece um artigo em separado - tem preço de entrada atualmente.

Graficamente, todos os bancos estão com gaps em seus gráficos, o que demonstra a possibilidade de uma correção mais a frente.

Dessa forma, tenha caixa!

Em algum momento a oportunidade voltará a acontecer.

E bancos são (e serão por muito tempo ainda!) excelentes opções de investimento de valor na nossa bolsa.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações