Banho de Sangue nos Títulos Americanos É Sinal de Fundo no Mercado?

 | 15.06.2022 09:56

Este artigo foi escrito exclusivamente para o Investing.com

  • O fundo de renda fixa iShares U.S. Aggregate Bond sofreu sua pior queda diária sucessiva desde a Covid.
  • A renda fixa ampla registra um recuo de cerca de 30%, após inflação, desde a máxima de agosto de 2020.
  • Os investidores se perguntam quanto as ações ainda podem cair, mas a resposta pode estar no comportamento do “dinheiro esperto” no mercado de títulos.

Não importa para onde você olhe, os mercados estão perdendo de lavada. Ações, títulos, criptos e até mesmo várias commodities acabaram sofrendo intensa pressão de venda nos últimos dias.

Trata-se da continuação das tendências em vigor desde o início do ano. Os fortes movimentos fazem os investidores se questionar em que ponto tocaremos o fundo. Evidentemente, ninguém sabe. Mas eu acredito que podemos olhar o mercado de títulos nos EUA em busca de sinais.

h2 Cena do crime: IPC/h2

Tudo começou com o relatório do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) nos EUA na última sexta-feira pela manhã. Na verdade, a volatilidade começou a aumentar na quinta-feira, mas os títulos realmente foram massacrados logo após a divulgação da inflação, que veio acima do esperado.

Para piorar a situação, as expectativas de inflação medidas pelo sentimento dos consumidores, aferido pela Universidade de Michigan e acompanhado de perto pelo Federal Reserve, vieram bem acima das expectativas. Todos os olhos estão agora voltados para a reunião de política monetária desta semana nos EUA, pois pode ser que haja uma elevação de 75 pontos-base nos juros, na visão de alguns participantes do mercado.

h2 Dor “real”/h2

O fundo de renda fixa iShares Core U.S. Aggregate Bond (NYSE:AGG) já caiu 17% desde o pico alcançado em 2020 de agosto. Descontando a inflação e incluindo dividendos, o mercado amplo de renda fixa nos EUA acumula queda de cerca de 30%.

Os investidores atuais de títulos não conseguiram aguentar um “bear market” tão prolongado como esse em termos reais. Muito embora o mercado acionário ainda não tenha demonstrado sinais de pânico, minha avaliação é que a recente ação dos preços sugere que estamos em “modo de pânico” nos títulos americanos neste momento.

h2 Golpes sucessivos/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O AGG sofreu sua pior queda no período de dois dias (sexta e segunda) do que em qualquer outro momento, salvo nas crises de liquidez durante a grande crise financeira e o crash da Covid. Desta vez é diferente, na medida em que ocorre após uma tendência de baixa de longa duração.

O movimento, similar a uma capitulação, tem todas as características de uma mínima. Evidentemente, tudo pode acontecer e ninguém sabe onde estaremos nos próximos meses. Mas o jogo claramente mudou na última sexta-feira. Em vista da sua intensidade, o comportamento do mercado de renda fixa nos EUA na segunda-feira foi bastante parecido com um “flash crash”.

h2 Gráfico de destaque: mercado de títulos agregados dos EUA afundou 2,4% em dois dias. Capitulação?/h2