Intervenção do Fed Ameaça Dividendos dos Bancos Americanos Durante a Pandemia

 | 29.06.2020 10:14

A incerteza dos investidores de alguns dos maiores bancos americanos não para de crescer depois que o Federal Reserve (Fed) resolveu restringir a distribuição de dividendos e os planos de recompra de ações dessas instituições.

O Fed declarou, na sexta-feira, que trinta e três das maiores instituições financeiras dos EUA e do mundo estavam proibidas de elevar seus dividendos ou voltar a recomprar ações até o fim de setembro, em meio à pandemia de coronavírus responsável por fazer a economia norte-americana entrar em uma profunda recessão e elevar os riscos das instituições de crédito.

A decisão ocorreu depois da avaliação anual de solvência realizada pelo banco central americano, que testa a capacidade de sobrevivência dos bancos numa crise econômica. Através desses testes, o Fed pode forçar uma mudança nos planos de retorno de capital de uma instituição, como dividendos e recompra de ações, a fim de evitar uma situação como a que ocorreu após a Crise Financeira de 2008.

O teste recente do Fed inclui uma nova fórmula de dividendos que determina que os proventos de uma instituição de crédito não podem exceder sua receita líquida média dos quatro trimestres anteriores.

O Fed “está tomando uma ação para avaliar as condições dos bancos de forma mais profunda e exigir que os maiores bancos adotem medidas prudentes para preservar capital nos próximos meses”, afirmou o vice-presidente de supervisão do Fed, Randal Quarles, em um anúncio.

“O sistema bancário continua bem capitalizado mesmo sob os cenários de crise mais difíceis.”

Durante os meses de lockdown provocados pelo coronavírus, os maiores bancos americanos não mudaram suas políticas de proventos. No primeiro trimestre de 2020, os quatro maiores bancos comerciais dos EUA – Bank of America (NYSE:BAC), Citigroup (NYSE:C), JPMorgan Chase (NYSE:JPM) e Wells Fargo (NYSE:WFC) – distribuíram dividendos, sendo que o JPMorgan e o Wells Fargo chegaram a pagar mais do que suas receitas líquidas.

A incerteza com os planos de dividendos dessas instituições reduz os incentivos dos investidores em adquirir suas ações, principalmente em vista da pressão maior que seus resultados estão sofrendo durante a recessão

Um período de baixo desempenho

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O índice de bancos KBW afundou 6,4% na sexta-feira depois da notícia, atingindo seu nível mais baixo em um mês.