BC Atuando; Mercado de Olho no Vírus; e Atividade Econômica na Agenda

 | 14.02.2020 07:35

A intervenção do Banco Central ontem, a qual deve se repetir hoje pode ser o primeiro sinal emitido pela autoridade monetária de um possível teto para a desvalorização do Real frente ao dólar.

Desde o início deste ano, o Real tem sofrido um ataque em massa no fronte externo, por conta da forte redução do diferencial de juros em consequência da queda da Selic e um interno, com locais fortemente comprados em dólares, seja por posicionamento ou por hedge.

Eis que tais posições geram testes diários dos limites do Banco Central, principalmente após o ‘fechamento da porta’ dos cortes de juros, reduzindo a expectativa de prêmio nos diversos vértices da curva de juros.

Outro ponto importante, ainda nominalmente ignorado, devido à atividade econômica com fraca recuperação é o possível impacto inflacionário do câmbio. Por enquanto, não é possível observada nada significativo em termos de impacto, principalmente em itens mais sensíveis da cesta devido a safra recordes, chuvas intensas (exceção ao sul do Brasil), bandeira verde no consumo de energia elétrica e queda no preço internacional do petróleo.

Todavia, a continuidade do problema do Coronavírus pode trazer uma queda na cadeia global de suprimentos, caso não se resolva em breve, qualquer sinal de melhoria da atividade econômica tende a deflagrar uma série de correções de preços e ameaçar a inflação.

Nada disso é observável ainda, daí o posicionamento um tanto mais leniente da autoridade monetária e discursos desconexos da autoridade econômica, falando sobre dólar.

Na agenda econômica, foco no IGP-10, com projeção de deflação de -0,08%, puxada pela queda dos preços no atacado e pelo IBC-Br, prévia do PIB brasileiro, o qual pode apresentar leve contração em dezembro (-0,5%), porém fechar o ano aos 1,4%.

Nos EUA, atenção à atividade econômica com vendas ao varejo e produção industrial.

Na Europa, o PIB repetiu o resultado trimestral anterior de 0,1%, com anual de 0,9% e na Alemanha, 0% no trimestre, 0,3% aa, um número fraco, como a série de dados que tem se repetido neste país recentemente

Atenção aos balanços de RBS, AstraZeneca, Crédit Agricole, Japan Post Bank, Tokio Marine, Toshiba, Schindler, Kirin e Renault.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Localmente, BTG Pactual (SA:BPAC11), Cosan (SA:CSAN3) e Usiminas (SA:USIM5).

ABERTURA DE MERCADOS

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações