Bear Market: chegamos ao fundo do poço em outubro?

 | 08.11.2022 18:10

  • A ampla liquidação vista nos primeiros nove meses de 2022 parece ter parado – pelo menos por enquanto

  • Eleições de meio de mandato nos EUA podem dar outro impulso às ações nos próximos meses

  • No entanto, os investidores devem evitar ficar muito eufóricos; os riscos permanecem

  • Outubro foi um grande mês de recuperação para o mercado de ações dos EUA, com o S&P 500 saltando 8,8%. Novembro começou um pouco mais lento, com o índice de referência dos EUA perdendo -1,68% nos primeiros cinco dias de negociação. No entanto, nem é preciso dizer, a liquidação vista durante a maioria dos meses de 2022 parece ter parado por enquanto.

    Com as eleições de meio de mandato dos EUA hoje, podemos ter outro vento favorável de alta, caso vejamos uma mudança na composição do Congresso e do Senado. Além disso, o mercado dos EUA tem um histórico de recuperação após as eleições intermediárias, independentemente do vencedor.

    No entanto, como sempre, não podemos ficar eufóricos com a atual fase do mercado – assim como não deveríamos ter ficado desesperados no início deste ano. A chave é sempre manter a racionalidade e a clareza.

    Mas vamos passo a passo.

    Abaixo, coloquei o desempenho das diferentes classes de ativos desde o início do ano até o momento. Como você pode ver, do lado positivo, encontramos apenas energia, commodities e imóveis. Entre os piores desempenhos estão tecnologia e telecomunicações.