Bitcoin: Como Saber Quando é Hora de Vender?

 | 20.05.2019 10:31

Com a recente alta do Bitcoin muitos investidores só têm duas perguntas na cabeça: ainda é hora de comprar ou já é hora de vender? Escrevi dois artigos recentes analisando indicadores que nos fornecem indícios de que sim, ainda é um bom momento para comprar Bitcoin.

Neste artigo tentarei responder à segunda pergunta, como saber a hora de vender. De toda forma, reforço a importância de sempre reservar alguma parte de seu capital e realizar aportes mensais. Isso vale não só para o Bitcoin como para qualquer investimento: é muito difícil captar o timing do mercado, você nunca sabe qual aplicação vai decolar e qual vai implodir. Dificilmente se fica rico em uma única tacada, o segredo para o sucesso nos investimentos são a constância e a disciplina: pergunte para qualquer gestor.

Chega de conversa fiada, vamos ao que interessa: como saber quando é a hora de vender o Bitcoin? A pergunta é bem simples e direta, mas a resposta é muito complexa e exige muita cautela. Não é fácil responder essa pergunta nem mesmo para investimentos tradicionais: especialistas frequentemente divergem em opiniões sobre quando seria o momento mais adequado para se desfazer de uma ação, quando é melhor se livrar de um título público, quando se deve vender uma opção.

Com o Bitcoin o cenário é ainda mais difícil: por ser uma criptomoeda e, portanto, pertencente a uma classe de ativos ainda muito nova (com apenas dez anos de idade), os modelos de precificação e valuation ainda estão sendo descobertos e testados, sem que haja um consenso sobre quais seriam os métodos mais adequados para identificar os melhores momentos de entrada ou saída.

Sem ter um método de valuation consolidado, o que parece funcionar melhor para identificar topos e fundos é o gráfico, a boa e velha análise técnica. Por que funciona? Não sei. Ao pensar sobre análise técnica consigo somente me lembrar das minhas leituras do místico e ocultista Aleister Crowley: “Nesse livro se fala de espíritos e conjurações; de deuses, esferas, planos e muitas outras coisas que podem ou não existir. É imaterial se elas existem ou não. Fazendo certas coisas, certos resultados acontecem.” Não acredito nas bruxas, mas que elas existem, existem. E não tenho a menor dúvida de que análise técnica funcione no trade de criptomoedas.

Dominar análise técnica não requer apoio de forças ocultas, mas sim muito estudo, tempo, dedicação e prática. São muitos indicadores e, para obter sucesso num trade é preciso conhecer como eles funcionam e como eles costumam se comportar. E não basta apenas dominar a análise técnica: é necessário dispor de tempo cotidianamente para analisar o gráfico, uma vez que as tendências e os indicadores mudam o tempo todo.

Isso significa que nós reles mortais que não somos grandes grafistas devemos ficar relegados ao bel prazer da sorte para realizar boas vendas? De maneira alguma. Como disse, modelos de precificação e valuation do Bitcoin ainda estão sendo desenvolvidos e testados, mas em sua breve história já temos alguns indicadores com um bom track record de capacidade preditiva.

Dentre os indicadores que têm apresentado alguma consistência em encontrar melhores pontos de venda, podemos destacar o MVRV, sigla que significa Market Value to Realized Value. O MVRV divide o valor de mercado do Bitcoin pelo valor que as moedas tinham na última vez que foram movidas. Dessa forma, o indicador pretende comparar o atual valor de mercado com um suposto valor que foi injetado na economia da criptomoeda. É claro, o indicador possui algumas distorções, pois interpreta toda movimentação como uma compra e venda de bitcoins, mas isso não significa que ele não possa ser útil.

Se analisarmos historicamente a correlação entre a cotação e o MVRV, verificaremos que o indicador foi capaz de identificar diversos momentos em que o Bitcoin estava sobrevalorizado e momentos em que ele esteve subvalorizado, incluindo a grande queda de 2018 e o fundo encontrado em dezembro. Historicamente um MVRV abaixo de 1 indica que o Bitcoin está subvalorizado, enquanto um MVRV acima de 4 indica supervalorização. Atualmente o MVRV encontra-se abaixo de 2, um nível saudável.