Bitcoin: Novo Encanamento para Serviços Financeiros

 | 14.09.2017 13:48

Sistemas de pagamentos são sistemas de canos e válvulas que permitem transferências monetárias entre as pessoas ao redor de todo mundo. Para a maioria, eles permanecem invisíveis. Mesmo quando à vista, é difícil compreendê-los. Com grande responsabilidade por erros e falta de reconhecimento pelo progresso, houve pouca inovação e construção de novas tubulações. O bitcoin representa uma nova maneira de repensar o sistema financeiro em uma arquitetura descentralizada. No entanto, muito parecido com o sistema financeiro existente, poucas pessoas entendem as consequências do layout e design de seus tubos.

A analogia do encanamento se encaixa muito mais para o bitcoin do que para os mercados financeiros normais. Os bitcoins não são moedas, de fato não existe um conceito de unidades monetárias identificáveis. Bitcoin deve ser considerado um tipo de fluido monetário com uma unidade de conta, o bitcoin. O fluido monetário, os bitcoins, flui através de um sistema de tubos (saídas de transações) e acessórios (transações).

Construindo a tubulação do Bitcoin

As transações são construídas usando transações anteriores como entradas para viabilizar transações de saída. Cada saída pode ser pensada como um tubo com alguma capacidade de bitcoin. Cada transação é um encaixe que conecta um ou mais tubos existentes. O tubo ou os tubos que são o resultado de uma montagem podem, no máximo, ter a mesma capacidade da soma dos tubos que levaram à transação.

O bitcoin não é um sistema de pagamento baseado em contas ou um sistema bancário tokenizado. O protocolo usa o histórico de todas as transações passadas para gerar um livro contábil de bitcoins que não foram gastos. Quando dizemos que existem 13 milhões de bitcoins em circulação, o que realmente queremos dizer é que o sistema reconhece que existem 13 milhões de bitcoins não gastos que podem ser reatribuídos de acordo com as regras do sistema de pagamento. A reatribuição é irreversível e, portanto, as novas transações são adições ao crescente sistema complexo de tubos.

Analisando a tubulação do bitcoin

O gráfico de tubulações ou transações é em grande parte imutável e, portanto, torna acessível a análise. As tubulações só são destruídas se houver uma reorganização no consenso da rede. O sistema de tubos é apenas anexado e, portanto, a complexidade e o tamanho do gráfico de transação crescem ao longo do tempo. O histórico do bitcoin pode ser avaliado ao olharmos o livro contábil em qualquer data ou em qualquer bloco de transações.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Um problema em qualquer análise é a falta de mapeamento de entradas para saídas. Quando a água quente sai de uma torneira, não há separação entre o quente e o frio. No bitcoin, se duas saídas de transação são ambas as entradas na mesma transação, o protocolo não faz tentativas para mapear entradas para saídas. O bitcoin retém a informação que pode revelar a capacidade dos tubos individuais que estavam alimentando o encaixe. Desta forma, o Bitcoin não é um sistema de token, mas algo muito mais fluido e complexo.