Bitcoin: O Reset de Que o Mercado Precisava

 | 20.05.2021 18:49

Existem três métricas do mercado criptomoedas que acompanho diariamente para entender em que momento do ciclo estamos:

Net Unrealized Profit/loss (NUPL): para entender o quanto o valor de mercado atual destoa do valor de mercado realizado.

Múltiplo de Puell: compara o preço de criação dos bitcoins produzidos diariamente com o preço de criação dos últimos 365 dias.

Dominância do bitcoin: mostra qual o percentual que o tamanho de mercado do bitcoin representa do total.

Essas três métricas evidenciaram uma exaustão do bull market quase que juntas no ciclo de 2017. Já no ciclo atual, o NUPL chegou próximo ao valor de pico de 2017, mas não entrou em zona perigosa.

A dominância do bitcoin, que no final do ciclo anterior atingiu mínimas de 35%, até ontem estava flertando com patamares abaixo dos 40%, o que indicaria sobreaquecimento do mercado.

Isso acendeu a primeira luz amarela em minhas análises e deflagrou a pergunta que rondou minha cabeça na terça-feira: Será que estamos bem próximos do final do ciclo?

Por incrível que pareça, essa queda me fez renovar o otimismo com o mercado para a continuação do ciclo de alta. Isso porque a dominância, que seria o meu primeiro sinal amarelo da tríade de métricas, voltou ao patamar acima dos 40%.

E pela primeira vez, desde o começo de março, tivemos uma semana que pode terminar com dominância maior do que começou.

Além disso, pela primeira vez em semanas vi o bitcoin cair e as altcoins caírem mais que ele.

Digo isso porque, ao longo dos últimos dois meses, vimos o mercado ficar eufórico com altcoins, “memecoins” e principalmente dogecoins.

Consequentemente, quer o preço do bitcoin subisse ou caísse, as altcoins ganhavam mercado e a dominância diminuía.

No entanto, hoje, o investidor de preço e de fluxo sentiu mais do que o investidor consciente, que aproveita esses momentos para encher o bolso.

Esse é um dos momentos do ciclo que considero o “reset” no mercado e o triunfo dos confiantes sobre os alavancados e desavisados.

E isso é ótimo para a continuação do movimento de alta, que permanece forte.

Se não conseguir entrar pela tese do atual ciclo e a busca dos US$ 100 mil, entre pelo ganho anualizado do bitcoin de 213%.

Só não seja vendedor de nada disso, pois é o único jeito de perder por aqui.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Forte abraço.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações