Bitcoin Recua 18% Por Temores de Repressão

 | 17.01.2018 10:31

O valor do bitcoin recuou 18% nesta terça-feira, atingindo uma mínima em 4 semanas perto de 11 mil dólares, após notícias de que a Coreia do Sul mantém a opção de banir o comércio de criptomoedas gerarem temor sobre uma repressão regulatória mais ampla. O recuo do bitcoin desencadeou um enorme movimento de venda no mercado mais abrangente de criptomoedas, com a principal concorrente Ethereum recuando 23% no dia, de acordo com o site Coinmarketcap, e a Ripple, em 33%.

O site de notícias sul-coreano Yonhap informou que o ministro das Finanças, Kim Dong-yeon, disse a uma estação de rádio local que o governo vai chegar a um conjunto de medidas para conter o investimento “irracional” na moeda digital. A Coreia do Sul havia dito na segunda-feira que seus planos de proibir as bolsas de cripotomoedas ainda não foram concluídos, e que as agências do governo ainda estão discutindo como regular o mercado.

As criptomoedas se valorizaram fortemente no ano passado com investidores tradicionais entrando no mercado e com a explosão das ofertas iniciais de moedas (rodadas de captação de recursos baseadas em moeda digital). Com a nova queda, o bitcoin acumula recuo de mais de 40% ante o nível recorde de alta alcançado em meados de dezembro, a aproximadamente 20 mil dólares.

Antes de partirmos para a nossa Análise Gráfica, devemos destacar que a partir do momento em que os contratos futuros do Bitcoin foram disponibilizados nas Bolsas de Chicago (linha pontilhada branca vertical), os preços passaram a oscilar mais em altas e baixas, movimento diferente do que acontecia anteriormente, principalmente ao longo de 2017, quando o Bitcoin se valorizou mais de 1.000%.

Dito isto, podemos notar no gráfico diário, como alguns pontos podem passar a despertar interesse do Mercado. No momento da Análise, tivemos um rompimento do anterior suporte em 12625.00 com os preços descendo até o próximo nível em 10675.00. Caso o movimento de queda continue nos próximos dias, poderemos ter os preços chegando até os níveis entre 8800.00 e 7900.00.

Caso o suporte em 10675.00 despertar uma reentrada da força compradora, poderemos ter o teste do nível 12625.00, desta vez, podendo atuar como resistência e, se for rompido, poderemos ter mais movimentos de alta até os 16475.00 nos próximos dias.