Bitcoinizar seu patrimônio: É o melhor momento para fazer isso

 | 21.11.2022 12:06

Ultimamente, o que mais tem se falado é como proteger seu patrimônio diante dos pronunciamentos do novo governo e das incertezas macroeconômicas.

“Vai cair a bolsa, vai subir o dólar, paciência”, Lula na COP27.

Calma, só estou contextualizando. Até porque o mercado em que vivo há seis anos não é nem um pouco impactado por movimentações brasileiras.

Além dessa citação, provavelmente você deve estar ouvindo que a maneira de se proteger é dolarizar o patrimônio. Eu não discordo disso, mas além da dolarização – que, cá entre nós, também tem seus riscos, e eu explico no decorrer do texto –, existe uma opção que soma proteção com assimetria.

“Bitcoinizar” uma parte do seu patrimônio !

Eu sei que o primeiro questionamento é que existe uma volatilidade, e é verdade, tem grandes e constantes variações nos preços.

Explico.

A volatilidade é uma característica intrínseca do mercado de criptoativos por alguns motivos. O principal, na minha opinião (e o mesmo no qual vejo assimetria) é que a capitalização do mercado, de forma geral, ainda é muito baixa.

O market cap do Bitcoin gira em torno de 390 bilhões de dólares. Para se ter um comparativo do quanto isso é pouco, o ouro, outro ativo que tem liquidez global, tem um market cap estimado em 13 trilhões de dólares.

Para o bitcoin cair 10%, é necessário “perder” 39 bilhões de dólares de market cap. Já no caso do ouro, é preciso perder aproximadamente 1,3 trilhão de dólares para cair 10% o seu preço.

Ou seja, para o ouro cair 10%, ele precisa perder o market cap total do bitcoin mais de 3 vezes!

A falta de capitalização, isto é, a falta de dinheiro no mercado contribui em muito para a volatilidade.

Mas a volatilidade só afeta negativamente quem foca no curto prazo ou está sobrealocado.

E, como dito no início do texto, “bitcoinizar” uma parte do seu patrimônio é mais uma forma, junto ao dólar, de proteger seu patrimônio. Além disso, diante da "imaturidade'' dessa alternativa, você deve respeitar o gerenciamento de risco (não ter mais do que 5% alocado).

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Entendendo isso, vamos voltar a falar da razão de estarmos no melhor momento para fazer isso. O objetivo é se proteger e fugir de moedas que sofrem uma grande instabilidade política e, no decorrer do tempo, manter ou elevar seu poder de compra.

Quando disse que o dólar tem seus riscos, quis dizer que existe um problema central em moedas estatais, pois a manipulação faz parte da sua estrutura. Estamos vivenciando isso. Tivemos uma expansão e agora estamos na contração monetária mais rápida da história, que é uma ferramenta do Estado para controlar os ciclos econômicos.

Sendo assim, o bitcoin é uma alternativa a essa manipulação do Estado, tendo uma característica de política monetária programada, com um teto de emissão. A criação de novas unidades sendo decrescente (inflação), através do evento conhecido como halving, consequentemente ocasiona uma curva de oferta/inflação estável.