Bitmain e Bitcoin Cash: Jogada Arriscada ou Carta na Manga?

 | 15.08.2018 08:20

Os planos da Bitmain, maior mineradora e fabricante de equipamentos de mineração de criptoativos do mundo, para realizar uma bilionária oferta pública inicial (IPO) de ações na bolsa de Hong Kong precisam ser analisados à luz da estratégia que a companhia chinesa vem adotando no mercado.

De acordo com dados de um relatório que serviu para o levantamento de recursos durante a fase de pré-IPO, a empresa tem apostado alto no Bitcoin Cash (BCH) e o resultado não tem sido nada bom.

Para se ter ideia, no final de março de 2018, a Bitmain possuía pouco mais de 1 milhão de unidades de BCH e "somente" 22 mil Bitcoins (BTC). Segundo escreve o anônimo Crypto Herpes Cat , esses números mudaram ao longo dos últimos meses, mas ao que tudo indica a proporção da aposta da Bitmain aumentou ainda mais. Atualmente, a empresa possui cerca de 750 mil BCH e em torno de 6700 BTC.

Não é surpresa para ninguém que o Bcash é o ativo preferido de Jihan Wu, dono da Bitmain, e, junto com Roger Ver, ele vem tentando vender a narrativa de que este é o verdadeiro Bitcoin.

A Bitmain tem adotado a estratégia de utilizar as suas reservas em Bitcoin para financiar os custos incorridos com a mineração de Bitcoin Cash, o que na prática significa dizer que a companhia está vendendo Bitcoin para comprar Bitcoin Cash. Em meio à queda generalizada no mercado, mas especialmente do BCH, cuja cotação está abaixo de 0,1 em relação ao Bitcoin, a companhia chinesa vem experimentando uma redução bilionária no valor de seu patrimônio.

Também por conta do atual momento do mercado, as máquinas de mineração que a Bitmain produz estão oferecendo retornos sobre o investimento cada vez piores ou quase nulos aos clientes. Além disso, a concorrência no setor de fabricação de equipamentos de mineração tem aumentado severamente e a Bitmain não conseguiu ainda oferecer ao mercado alguma máquina tecnologicamente superior à Antminer S9, lançada em 2016.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

A Bitmain conseguiu ganhar muito dinheiro em 2017 quando o mercado estava eufórico e pagando qualquer preço por uma máquina de mineração e a empresa com certeza tem fôlego para segurar essas perdas de patrimônio, mas fico me perguntando se Jihan Wu é um empresário que gosta de apostas de alto risco ou se ele tem alguma carta na manga que ninguém no mercado ainda conseguiu identificar?

O fato é que esse IPO bilionário que ele está preparando talvez seja uma forma de conseguir despejar no colo dos acionistas o valor praticamente impossível de ser realizado, devido à falta de liquidez, dos ativos BCH que estão na carteira da Bitmain.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações