Black Friday Movimenta Também o Mercado de Imóveis Novos

 | 28.10.2016 16:37

A Black Friday é um fenômeno nos EUA e, aos poucos, ganha espaço no Brasil, com descontos na venda de diversos produtos, inclusive . Após algumas tentativas de trazer o evento para o país e ter alguns problemas com consumidores e órgãos como Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), a Black Friday já é um momento esperado pelos clientes.

Em 2015, a Black Friday movimentou R$ 1,5 bilhão apenas em vendas no varejo online. O valor superou as expectativas e também mostrou grande diferença no número de reclamações registradas pelos consumidores.

Expectativas para 2016

Para este ano, o mercado espera um aumento de 30% nas vendas durante a Black Friday, chegando a R$ 2,1 bilhões. Segundo uma pesquisa realizada pelo Ebit, cerca de 84% dos consumidores brasileiros pretendem aproveitar a sexta-feira de descontos para compras.

Apesar da situação político-econômica brasileira estar abalada, alguns especialistas apostam justamente neste fator de incerteza para potencializar as vendas na Black Friday, desde que os descontos oferecidos sejam competitivos.

E no mercado de imóveis?

Há dois anos o mercado de imóveis também é movimentado pela sexta-feira pós-feriado de Ação de Graças nos EUA. Os maiores portais imobiliários brasileiros promovem ações junto às incorporadoras e construtoras para oferecer descontos em imóveis novos, os chamados lançamentos.

Para 2016, as incorporadoras e construtoras prometem descontos significativos, o que atrai quem já está procurando um apartamento novo.

Dicas para aproveitar a Black Friday

Existem algumas dicas para aproveitar a Black Friday sem maiores problemas ou decepções. É possível realizar compras seguras e com descontos verdadeiros neste dia, mas alguns cuidados devem ser observados, como você encontra a seguir.

Analise suas necessidades

Antes da Black Friday, faça uma lista com tudo que você precisa e pretende adquirir na data. Coloque prioridades e organize a lista de forma a contemplar tudo que deseja mas que não se desvirtue do que realmente necessita.

Pesquise antes

Além de definir o que você precisa comprar, é necessário avaliar se o desconto oferecido na promoção vale a pena. Para isso, pesquise o preço médio e também qual o menor valor encontrado antes da Black Friday. Com a pesquisa prévia, é mais difícil ser ludibriado por descontos irrisórios.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Visite sites que tenham o endereço seguro

Ao entrar em algum site para adquirir um serviço ou bem, sempre verifique se o mesmo possui certificado de segurança, com o início da URL como https. Isso traz mais garantias de que o site é seguro para você realizar suas compras. Desconfie de lojas online que não possuem CNPJ, endereço físico ou telefone para contato. Com o aumento das vendas, aumenta também a quantidade de fraudes.

Verifique reclamações

Outra boa forma de evitar problemas após a compra é verificar a reputação da empresa em sites como o Reclame Aqui. Nem sempre a empresa ter reclamações é ruim. Avalie sua reputação no site, a satisfação dos clientes e as respostas dadas. O site oferece o selo RA 1000 para quem pratica o atendimento com excelência e esse pode ser um bom parâmetro.

A Black Friday é uma boa oportunidade de adquirir imóveis novos, smartphones, roupas, eletrodomésticos e até mesmo experiências com viagens e itens relacionados. Analise sua condição financeira, a necessidade de comprar um bem, escolha a melhor opção entre os descontos disponíveis e aproveite o momento.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações