Blau Farmacêutica (BLAU3): A Biogen Brasileira?

 | 26.07.2021 15:45

Tirei a semana passada para olhar a Blau Farmacêutica (SA:BLAU3), uma companhia que se dedica a produção de medicamentos e terapias. Espero que gostem do case, eu achei bastante interessante. Porém (já deixando um spoiler), não achei seu valuation atraente por agora frente aos seus pares globais. Sem mais delongas, vamos ao case!

LEIA MAIS: Anvisa recebe pedido de uso emergencial de vacina contra Covid da Sinopharm

h2 A companhia/h2

A Blau é uma companhia farmacêutica líder no segmento institucional (atender empresas) e pioneira em biotecnologia, com portfólio proprietário de medicamentos de alta complexidade com foco em segmentos relevantes na indústria, como imunologia, hematologia, oncologia, nefrologia, especialidades, antibióticos, atuando em diversas classes terapêuticas.

Possui footprint continental, presente em seis países – Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai e Estados Unidos – e um moderno complexo industrial farmacêutico composto por cinco plantas industriais, com tecnologia de ponta, dedicadas à produção de medicamentos biológicos, biotecnológicos, oncológicos, antibióticos, anestésicos injetáveis e insumos biotecnológicos.

O portfólio da Blau é composto por produtos de marca própria, sejam eles biológicos ou sintéticos. Suas operações podem ser divididas em quatro segmentos:

  • Biológicos: Os produtos biológicos são medicamentos produzidos por biossíntese em células vivas, ao contrário dos sintéticos, que são produzidos por síntese química. Os biológicos são uma classe diversa e heterogênea de produtos que podem ser elaborados utilizando matérias-primas de duas origens diferentes. Que origens são essas? Podem ser de origem humana ou animal, órgãos, tecidos de origem vegetal, células ou fluídos.
  • Oncológicos: A linha de oncologia é composta por medicamentos de administração oral e injetável de origem diversa, destinados ao tratamento do câncer, que englobam várias classes terapêuticas e tipos de tratamento.
  • Especialidades: A linha de especialidades é composta por produtos que são utilizados no dia-a-dia do hospital, na maioria dos tratamentos especializados de doenças infecciosas e tratamentos especiais. Engloba antibióticos, relaxantes musculares com aplicações terapêuticas, medicamentos injetáveis, anestésicos, entre outros.
  • Outros: A linha de outros é composta por medicamentos sob prescrição médica, isentos de prescrição (MIP), focados no mercado varejo (retail) e não varejo, incluindo ainda dermomedicamentos, preservativos e afins.
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Sendo assim, é possível identificar que a companhia atua em diversas áreas dentro da medicina de medicamentos, abrangendo desde produtos biológicos, produtos para hospitais, medicamentos prescritos e até tratamentos.

Dentro desse campo de atuação, a Blau atua majoritariamente no segmento Institucional, que abrange hospitais e clínicas privadas, incluindo os centros de quimioterapia e hemodiálise, além de instituições de saúde pública nas esferas federal, estadual e municipal.

Um ponto interessante dessa atuação voltada para o institucional é que as companhias atuantes no mercado institucional concentram os esforços de vendas em redes hospitalares, ambulatoriais e clínicas médicas, tendo a contribuição indireta da rede de distribuidores para efetivar a venda e a entrega do medicamento ao consumidor.

Por este motivo tais empresas mantêm times menores para a realização de suas atividades de vendas, o que também reflete o menor emprego de recursos financeiros nas estratégias de marketing e divulgação, se comparadas com o mercado varejo.

h2 Portfólio/h2

Atualmente, a Companhia conta com amplo portfólio de injetáveis, utilizados em hospitais, clínicas e HMOs. Considerando as unidades de negócio da empresa, em 31 de dezembro de 2020, os medicamentos da Blau eram negociados com mais de sete mil redes hospitalares, mais de cinco mil hospitais e clínicas, mais de 300 clínicas oncológicas e mais de 300 centros de nefrologia, conforme dados do IQVIA. Com isso, a Companhia possuía um mercado estimado em mais de R$4,7 bilhões, que conta com marcas renomadas e diversificadas, como podemos ver abaixo: