Blockchain estourou a bolha: Caminho sem volta para a sociedade?

 | 02.04.2024 14:55

A adoção da blockchain está moldando uma nova era de interações da sociedade com a tecnologia. É inegável que estamos testemunhando um movimento irreversível em direção a uma infraestrutura baseada em ativos digitais. Como CEO de uma empresa que tem estado na vanguarda dessa revolução, foi gratificante observar como o Digital Assets Summit, realizado em Londres meados de Março, consolidou essa percepção.

Por meio das trocas realizadas nos painéis e mesas de debate com Instituições Financeiras de todo o mundo, ficou evidente que a blockchain transcendeu seu status anterior. O que era uma tecnologia promissora, mas em desenvolvimento, está se tornando a espinha dorsal de uma nova era digital. Desde finanças e cadeias de suprimentos até governança e saúde, a blockchain está encontrando aplicação em quase todos os setores da sociedade.

Um dos catalisadores chave para esse avanço está no inicio de convergência entre regulação e o universo cripto, que iniciou, principalmente, com a aprovação do ETF de Bitcoin nos EUA, em janeiro. Esse marco será lembrado daqui a anos como um ponto de inflexão significativo, sinalizando não apenas uma maior aceitação institucional das criptomoedas, mas também a maturidade do mercado como um todo. Essa medida não apenas legitimou o Bitcoin como uma classe de ativos, mas também abriu um universo para uma ampla gama de investidores institucionais que estavam anteriormente à margem. Como costumamos dizer: “furou a bolha”.

h2 Blockchain para ativos financeiros já é realidade/h2

Para além do investidor, grandes empresas também passam a olhar com mais atenção para a adoção da blockchain – em especial, no mercado financeiro. Cada vez um número maior de bancos lança  stablecoins na Europa e a BlackRock (NYSE:BLK) – uma das principais empresas de gestão de ativos e investimentos do mundo que tem trilhões sob gestão – anunciou, recentemente, a tokenização de money market founds (tipo de fundo de investimento que investe em títulos de dívida caracterizados por terem prazos curtos de vencimento e baixo risco) na rede da Ethereum, segunda cripto mais relevante do planeta. O que traz para a mesa, de maneira inédita, a utilização de blockchain para uso de ativos financeiros.

h2 Adaptação não é mais uma opção, mas uma necessidade/h2
Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Isso traz uma perpsectiva de que nos próximos anos o mercado tenha uma migração total para a blockchain. É um movimento que não deve ter mais volta. A tecnologia vai atingir muitos aspectos de nossas vidas, oferecendo transparência, segurança e eficiência. Empresas e gestores de tecnologia que subestimarem essa tendência correm o risco de ficar para trás. E estou me referindo à economia real: entender as aplicações mais adequadas e adaptar-se aos avanços trazidos quando se trata de tokenização e blockchain é imperativo para que grandes corporações de hoje não fiquem pelo caminho que a digitalização está pavimentando.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações