Boa Safra é IPO de "AgroTech"

 | 19.04.2021 11:49

h2 O checklist de Boa Safra

O Agro é pop, e vem ficando cada vez mais pop na Bolsa. Com o dólar subindo e puxando os preços das commodities, é hora de fazer IPO.

Não é por acaso que vemos diversas empresas do mesmo setor fazendo IPO na mesma época. Tivemos: e-commerce (ganharam com pandemia e lojas físicas fechadas), incorporadoras (juros baixos), hospitais (pandemia) e, agora, Agro.

Já tivemos AgroGalaxy (SA:AGXY3), teremos Boa Safra (GBSA3) e vem muito mais por aí.

Boa Safra é uma bela empresa e preenche (dá check) todo o checklist para IPOs da Faria Lima.

Checklist: check.

h2 AgroGalaxy "tech"/h2

Boa Safra foi fundada pelos irmãos Marino Colpo, atual CEO, e Camila Colpo, inspirados por seu pai, Neri Carlos Colpo. O crescimento com Neri era fabuloso, mas os filhos viram algo muito maior adiante.

Em 2009, Marino e Camila separaram a GBSA das fazendas da família e terceirizaram a produção de sementes. O balanço de Boa Safra ficou leve.

Hoje, Boa Safra só compra a tecnologia de produção de sementes das Multis (da Bayer, Brasmax, Basf), produz mais sementes em fazendas terceirizadas e vende aos lojistas.

São 160 produtores terceirizados, que cultivam e fazem a colheita dos grãos, e mais de 500 lojistas (revendas).

Boa Safra é um Agro muito mais "leve", muito mais tech.

"Tech": check.

h2 AgroGalaxy com ROE/h2

A operação é parecida com a de AgroGalaxy, mas Boa Safra foi muito mais inteligente e retirou todo o "peso" de seu balanço. GBSA não tem lojas, não tem fazendas, não tem os ativos que AgroGalaxy carrega em seu balanço.

Boa Safra conseguiu se inserir no meio da cadeia de produção de sementes de soja e gerar valor sem precisar dos ativos.

Boa Safra é o que chamamos de operação leve em ativos (asset light). Ou seja, Boa Safra não precisa fazer grandes investimentos em ativos para gerar gordos lucros (significa rentabilidade elevada, ROE alto).