Boi Gordo: Ano Novo, Vida Nova?

 | 25.12.2020 20:07

Com a virada do calendário muito da esperança e dos planos são renovados. Não deveria ser diferente, 2020 foi um ano pesado, com muita volatilidade e emoções fortes dentro e fora da porteira para o pecuarista e para o agricultor.

O título da leitura de hoje faz referência ao sentimento que temos para a oferta e a demanda no mercado físico do boi gordo.

Sendo direto ao ponto, pelo lado da oferta de animais terminados a nossa resposta seria, não. Isto porque a reposição atravessou 2020 firme como uma rocha, algumas regiões fortes de pecuária como em MS, GO e Triângulo Mineiro as chuvas foram incipientes e o pecuarista continua a “colocar mais esteiras em sua fábrica de bezerros”.

Os abates do terceiro trimestre do IBGE reforçam esta visão acima. A queda de 9,5% frente ao mesmo ao 3º trimestre de 2019 reflete uma disponibilidade restrita, principalmente de fêmeas, desde o início de 2020.

Pelo lado da demanda, temos um fato fora do comum em jan/21 em relação aos anos anteriores. A saída do auxílio emergencial em um período com o desemprego relativamente alto e quando as contas ficam mais apertadas com o pagamento de impostos pode colocar um freio no consumo imediato da população.

O sentimento é de cautela nos primeiros meses do ano, pois o quadro da covid-19 não foi resolvido e os estímulos à demanda de curto prazo serão finalizados.

Esta situação de oferta restrita e demanda menor pode deixar as “engrenagens do mercado físico” mais distantes uma da outra. Em outras palavras, a queda de braço entre o preço do comprador (indústria) e o preço do vendedor (pecuarista) pode ficar mais dura do que naturalmente foi em 2018 e 2019.

O ano de 2020 foi um período de grandes lições. Talvez tenham sido poucos pecuaristas, analistas, corretores e participantes do mercado que imaginaram um desfecho como este após o anúncio da pandemia.

Acreditamos que a maior lição foi contar com a imprevisibilidade independente do cenário, seja na tempestade ou na bonança. As informações de mercado confiáveis e ferramentas de proteção são meios de não deixar essa imprevisibilidade assustar você.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações