Boi gordo: El Niño e consumo interno são os pontos de atenção

 | 03.11.2023 15:22

O mercado físico do boi gordo finalizou o mês de outubro menos eufórico do que iniciou. O avanço gradativo das escalas de abate a partir de meados daquele mês foi um dos principais pontos para reduzir a competição por matéria-prima da indústria, que sustentava a escalada de preços.
 
Mesmo com boa parte de 2023 já no retrovisor, há dois pontos que estamos olhando de perto para os dois últimos meses do ano, que são: o efeito do El Nino as regiões de pecuária e o consumo doméstico.
 
O regime de chuvas está oposto entre o Centro-Norte e o Centro-Sul brasileiro. As influências do El nino tem assolado alguns estados com a falta de chuva, como RO, TO, centro e norte de GO. Por outro lado, em SP, PR e algumas regiões de MG a frequência e o volume das chuvas está acima do normal. Alguns pontos do Sul têm sido prejudicados pelo excesso delas e de acordo com agência de meteorologia estes efeitos podem permanecer até março de 2024.
 
Atualmente, os reflexos deste quadro têm atrapalhado a retenção de animais no cocho, o que colaborou para esse aumento gradativo das escalas como mencionamos anteriormente. No entanto é possível acreditar que caso o bom regime de chuvas continue assim, a boiada de pasto também “pode dar as caras” mais cedo.
 
Olhando paro o consumo doméstico, os últimos dados macro mostrando a inflação mais comportada e a criação de vagas de trabalho geram uma expectativa construtiva as últimas semanas de 2023. Esses fatores podem alavancar o consumo em relação aos últimos dois anos ainda impactados pelos efeitos do Covid.
 
Estes fundamentos ainda podem dar uma pitada de volatilidade. É possível afirmar que 2023 foi um ano marcado pelo ciclo de baixa na pecuária, com aumento do abate de fêmeas, muita volatilidade desde o início e margens apertadas como um todo. Olhando para este retrovisor, será que não vale a pena pegar a estrada de 2024 mais protegido do que menos protegido?

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações