Bolsas Internacionais: Reversão da Tendência Observada Ontem; no Brasil Há Ajuste

 | 21.11.2018 10:44

Mercados acionários

Os mercados acionários internacionais sinalizam um processo de reversão da tendência observada ontem, quando houve uma queda generalizada nas bolsas e fortalecimento do dólar. O governo da Itália deu sinais de que pode revisar a proposta orçamentária, impulsionando os mercados de ações (destaque para ações bancárias) na Europa e também o Euro, que registra valorização de 0,3% frente ao dólar.

Nos Estados Unidos, os índices futuros sinalizam uma abertura com altas de aproximadamente 0,5%. O dólar tem leve desvalorização, após forte apreciação de ontem; e reage às negociações em torno do petróleo. Os preços do petróleo apresentam movimento semelhante à moeda norte-americana, mas ao inverso. Após uma forte desvalorização do WTI/Brent na terça-feira, os preços do petróleo registram alta de 1,5%. Veja abaixo a reação oposta entre petróleo e dólar:

Petróleo vs dólar

No Brasil, o mercado não acompanha a tendência internacional das bolsas no momento. O Ibovespa se ajusta às quedas de ADRs negociadas em Nova York, e as ações da Petrobras (SA:PETR4) registram queda de 3,5% na abertura (reflexo também da indefinição em relação à cessão onerosa). Adicionalmente, o dólar registra valorização de 0,6% no mercado doméstico. Já o mercado de juro acompanha tendência internacional de alta.

Expectativas dos agentes

Sem uma agenda econômica relevante no Brasil, o mercado pode reagir ao cenário externo e ao cenário político. Vale lembrar que os agentes internacionais estão observando atentamente o noticiário em torno do Brexit e em torno do governo italiano e seu plano orçamentário. A primeira-ministra do Reino Unido responderá a perguntas no Parlamento, em Londres, às 10h. Na Itália, o ministro de Economia e Finanças fará o mesmo na Câmara dos Deputados às 12h, em Roma.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

Nos Estados Unidos, indicadores econômicos para bens duráveis e para o mercado imobiliário serão destaque ao lado de indicadores de confiança de Michigan. Às 13h30 teremos a divulgação de estoques e produção de petróleo bruto.

Pedro Paulo Silveira

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações