Bolsas mundiais caem com rendimento do tesouro dos EUA nas alturas

 | 23.10.2023 08:04

Bem-vindo à sua leitura matinal de cinco minutos de como os mercados estão reagindo ao redor do mundo nesta manhã.

ÁSIA: Os mercados da Ásia continuaram as vendas antes de uma semana importante de leituras de dados econômicos em toda a região.

A Austrália divulgará os números da inflação de setembro na quarta-feira, enquanto o Japão divulgará os números da inflação de Tóquio na sexta-feira. A inflação de Tóquio é considerada um indicador importante para o país. Singapura viu a sua taxa de inflação de Setembro subir ligeiramente para 4,1%, face aos 4% de Agosto, em linha com as expectativas.

Na Austrália, o S&P/ASX 200 caiu 0,82% para fechar em 6.844,10 pontos, a terceira sessão consecutiva de perdas, para a mínima de um ano, com todos os setores negociando no vermelho, exceto ações de consumo e saúde. As mineradoras estavam entre as empresas mais fracas na bolsa local, com os pesos-pesados do minério de ferro BHP, Fortescue Metals (ASX:FMG) e Rio Tinto (LON:RIO) caíndo 2,4%, 2,7% e 2,4%, respectivamente após o preço do minério de ferro cair 2,5% durante a noite. As ações da South32, resultante do "spin-off" da BHP, caíram 3% depois que a empresa registrou uma queda de 33% na produção de carvão neste trimestre em uma atualização de negócios. Os players de lítio Pilbara Minerals e IGO registraram quedas de 7,3% e 5,2%, respectivamente. O setor de energia caiu depois de avançar na semana passada por conta das preocupações com o fornecimento de petróleo devido ao conflito no Oriente Médio. Woodside e Santos recuaram 3,2% e 2,5%, depois que os preços do petróleo Brent caíram durante a noite. A mineradora de carvão New Hope despencou 8,5%, após negociar "ex-dividendo".

O Nikkei do Japão caiu 0,83% para terminar o dia em 30.999,55 pontos, a terceira vez que o índice fechou abaixo da marca de 31.000 neste mês. Antes de outubro, o índice manteve acima de 31.000 desde maio.

O Kospi da Coreia do Sul fechou 0,76% mais baixo, em 2.357,02 pontos, marcando seu terceiro dia de perdas.

Os mercados de Hong Kong ficaram fechados por conta de feriado na segunda-feira, mas o índice CSI 300 da China continental fechou em queda de 1,04%, em 3.474,24 pontos, caindo para seu nível de fechamento mais baixo desde fevereiro de 2019.

EUROPA: Os mercados europeus caem na segunda-feira, uma vez que os investidores continuam a monitorizar as incertezas econômicas e geopolíticas, enquanto aguardam uma semana movimentada em termos de balanços e da mais recente decisão de política monetária do Banco Central Europeu.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

O índice pan-europeu Stoxx 600 cai 0,6% nas negociações da manhã, após uma abertura estável, com a maioria dos setores em território negativo. As ações de mineração caem, enquanto o varejo contrariou a tendência e sobe.

O alemão DAX 30 cai 0,9% e o francês CAC 40 recua 0,3%.

Em Londres, o FTSE 100 cai 0,7%. Entre as mineradoras listadas na LSE, Anglo American (JO:AGLJ) cai3%, Antofagasta (LON:ANTO) cai 2,3%, enquanto BHP e Rio Tinto recuam 1,6% cada. A petrolífera BP cai 2,1%.

EUA: Os futuros dos índices de ações caem na segunda-feira, com o aumento dos rendimentos do Tesouro e com investidores aguardando a divulgação dos balanços corporativos dos gigantes de tecnologia.

O rendimento das notas do Tesouro de 10 anos subiu cerca de 9 pontos base, ultrapassando o nível importante de 5%. O rendimento das notas de 2 anos e dos títulos de 30 anos também aumentaram. O rendimento do Tesouro dos EUA sobe novamente na segunda-feira, oscilando em torno das máximas de vários anos, à medida que os investidores continuam a avaliar a perspectiva de taxas de juros mais altas por mais tempo por parte do Federal Reserve. Por volta das 6h00, horário de Brasilia, o rendimento da nota do Tesouro de 10 anos subia 9 pontos-base para 5,014%, enquanto o rendimento das obrigações do Tesouro a 30 anos subia cerca de 8 pontos-base para 5,173%. Os rendimentos se movem inversamente aos preços.

Esse movimento ocorre no momento em que os "traders" avaliam qual será o próximo movimento de política monetária do Federal Reserve. O presidente do Fed, Jerome Powell, disse na semana passada que o banco central permanecerá “resoluto” em seu compromisso de reduzir a inflação de forma sustentável para 2% e que provavelmente será necessário um menor crescimento econômico para atingir este objetivo. O preço dos futuros dos fundos federais reflete uma probabilidade de 98% de o banco central manter a sua taxa de juro inalterada no atual intervalo de 5,25-5,5% na sua próxima reunião de política monetária.

Wall Street está saindo de uma semana difícil. O S&P 500 encerrou a semana com queda de 2,4%, registrando sua primeira semana de perdas em três. O Dow Jones
caiu 1,6%, enquanto o Nasdaq Composite caiu 3,2% para registrar sua segunda semana consecutiva de perdas.

A temporada de lucros continua nesta semana, com uma série de grandes titãs da tecnologia programados para apresentar seus relatórios. Os investidores irão acompanhar os resultados da Alphabet (NASDAQ:GOOGL), Amazon (NASDAQ:AMZN), Meta e Microsoft (NASDAQ:MSFT).

Os investidores também estão se preparando para a divulgação de dados econômicos importantes nesta semana, incluindo o relatório antecipado do produto interno bruto dos EUA do terceiro trimestre na quinta-feira. As despesas de consumo pessoal, um parâmetro de inflação, devem ser divulgadas na sexta-feira. Os investidores estão preocupados que, se estes relatórios forem mais fortes do que o esperado, outro aumento das taxas possa não estar completamente fora de questão este ano.

CRIPTOMOEDAS:
Btcoin: +2,10% em US $ 30.531,20
Ethereum: +2,71% em US $ 1.674,85

ÍNDICES FUTUROS - 7h20:
Dow: -0,59%
S&P 500: -0,62%
NASDAQ: -0,72%

COMMODITIES:
MinFe Dailan: -2,45%
Brent: -0,50%
WTI: -0,66%
Soja: -0,71%
Ouro: -0,37%

OBSERVAÇÃO: Este material é um trabalho voluntário, independente, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. O texto da sessão asiática está no tempo passado, enquanto a europeia e a americana estão no presente devido ao horário em que este relatório é redigido. Atentem-se para o horário de disponibilização dos dados. O texto não é indicação de compra, manutenção ou venda de ativos.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações