Bolsas mundiais caem diante aumento das tensões geopolíticas.

 | 18.09.2012 07:42

ÁSIA:

A maioria dos mercados asiáticos caíram nesta terça-feira, seguindo a fraca sessão em Wall Street. Preocupações relacionadas à uma disputa territorial entre a China e Japão, juntamente com preocupações geopolíticas no Oriente Médio e Africa, mantiveram os investidores norte-americanos cauteloso no início da semana. A escalada do conflito acrescenta temores sobre o ritmo de crescimento na China. Analistas não descartam a possibilidade de que os protestos e boicotes contra produtos japoneses possam durar mais de 2 ou 3 meses. Na terça-feira, várias empresas japonesas suspenderem operações na China. O Xangai Composite caiu 0,9%, estendendo a sua série de derrotas após cair 2,1% no dia anterior, enquanto Nikkei do Japão caiu 0,4%, após retomada do feriado de segunda-feira. Hang Seng de Hong Kong declinou 0,3%, S & P / ASX 200 da Austrália diminuiu 0,2% e TAIEX de Taiwan perdeu 0,4%, enquanto Kospi da Coreia do Sul terminou 0,1% maior.

MOTORES NA ÁSIA: Em Tóquio, o principal componente do índice, Fast Retailing caiu 7%, com notícias de que havia fechado várias de suas lojas no continente chinês devido a protestos anti-japoneses. As ações da cadeia de lojas de conveniências Seven & I Holdings caíram 1,4%, após também fecharem algumas lojas na China. Toyota Motor, Nissan Motor e Honda Motor também interromperam algumas operações. A notícia levou os papeis da Nissan abaixo de 5%, a da Honda 2,5% menor, enquanto a Toyota caiu 0,6%. Stocks de automóveis chineses também foram atingidos. BYD de Hong Kong caiu 4% e Dongfeng Motor recuou 5,1%. Setor de propriedade recuperou das recentes perdas e limitou as perdas dos índices. China SCE Property Holdings subiu 1,2% e Investimento Guangdong adicionou 1,9%. Enquanto isso, Sino Land subiu 0,6%, após o Deutsche Bank nomear o stock entre os melhores Hong Kong no setor e disse que espera um impulso para cima nos preços dos imóveis no curto prazo, devido à maior liquidez. Perdas para mineradoras e empresas de energia pesaram em Sydney em meio à preocupações com os preços das commodities em declínio. O governo australiano cortou suas previsões para as exportações de recursos em 10% para este ano. Oil Search caiu 1,8% e a produtora de cobre PanAust recuou 1,3%. A gigante BHP Billiton caiu 0,6%. Na terça-feira, ela anunciou que vai congelar os salário do corpo gestor. Fortescue Metals Group subiu 17,1%, após o produtor de minério de ferro garantir uma nova negociação de sua dívida.

EUROPA: Grandes companhias de petróleo e bancos pressionam os mercados europeus nesta terça-feira. O índice Stoxx Europe 600 cai 0,78%. A empresa de produtos químicos Akzo Nobel figura entre os maiores decliners, com queda de 5%, depois que o presidente-executivo, disse está tirando licença temporária até outubro, devido aconselhamento médica. O Preço do petróleo cru para entrega em outubro caiu mais de US $ 2 na segunda-feira, devido a possibilidade de lançamento da Reserva Estratégica de Petróleo. A norueguesa Statoil cai 1,30%. Entre as empresas de petróleo do Reino Unido, BP cai 2,5%, BG Group perde 2,9% e Royal Dutch Shell assinala queda de 0,8%. Entre as mineradoras, Vedanta Resources cai 3,9%, Kazakhmys cai 3,8% e Rio Tinto perde 2,7%. Bancos também move para baixo e segue a tendência na Europa, após rali da semana passada. Barclays cai 3,7%, Royal Bank of Scotland cai 3,7% e Standard Chartered perde 2,5% e HSBC Holdings cai 1,78%. A empresa de seguros Aviva cai 4,4%, após o Bank of América Merrill Lynch cortar o papel de neutro para underperform, pesando sobre o índice FTSE 100. A Espanha também está no centro das atenções. O rendimento do bônus de 10 anos do governo espanhol cai em torno de 0,09 ponto percentual, para 5,87%, de acordo com a FactSet. O IBEX 35 cai pesado pelo Banco Santander, com queda de 1,7% e BBVA caindo 2,4%. Na França, os bancos também pressionam o índice CAC 40. Credit Agricole cai 2,8%, Société Générale perde 2,7% e BNP Paribas cai 1,8%. Total registra queda de 1,3% e L'Oréal sobe 0,7%, após o Société Générale elevar o stock de aguardar para comprar. Entre ações alemãs, Commerzbank perde 2,9% e Deutsche Bank tropeça 2,6%, derrubando o índice DAX 30.

Abaixe o App
Junte-se aos milhões de investidores que usam o app do Investing.com para ficar por dentro do mercado financeiro mundial!
Baixar Agora

DADOS DA EUROPA: A inflação ao consumidor no Reino Unido na base anual, foi de 2,5% em agosto, desacelerando de 2,6% em julho. Na base mensal, a inflação subiu 0,5% em agosto. Os números batem com as previsões. A indústria siderúrgica alemã cortou previsão em 4% para 2012, para 42,5 milhões de toneladas, contra a previsão de 44 milhões de toneladas. O índice alemão ZEW de expectativas para investidores alemães subiu para -18,2, contra -25,5 em setembro, impulsionado pelo detalhes do programa do Banco Central Europeu de compra de bônus. Os economistas tinham previsto um aumento para -17,0 e o índice de condições de corrente caiu para 12,6, contra de 18,2 em Agosto.

AGENDA DE HOJE :

EUA:
9h30 - Current Account consolidado do segundo trimestre (dados da conta corrente norte-americana);
10h00 - Treasury International Capital de julho (demanda estrangeira por títulos e ativos norte-americanos).

AGENDA DO PRÓXIMO PREGÃO
EUROPA: Construction Output de Julho (dados sobre a atividade da indústria de construção na Zona do Euro, tanto no setor público como privado).
ALEMANHA: Não está prevista a divulgação de indicadores econômicos.
REINO UNIDO: Minuta da Reunião de Política Monetária do BoE da sua última reunião de política monetária, quando manteve a taxa básica de juros em 0,50%.
EUA: 9h30 - Housing Starts (número de casas que começaram a ser construídas) e Building Permits (autorizações para a construção de imóveis foram concedidas), ambos dede agosto; 11h00 - Existing Home Sales de agosto (mede as vendas de casas usadas no país);11h30 - Estoques de Petróleo norte-americano

ÍNDICES MUNDIAIS (7h30):

ÁSIA
Austrália: -0,18%
Nikkei: -0,39%
Hong Kong: -0,27%
Xangai Composite: -0,91%

EUROPA
London - FTSE: -0,80%
Paris Cac 40: -1,12%
Frankfurt - Dax: -0,99%
Madrid IBEX: -1,71%
Milão MIB 40: -2,09%

COMMODITIES
BRENT: +0,49%
WTI: -0,39%
OURO: -0,28%
COBRE: -0,68%
NÍQUEL: -1,13%
SOJA FUTURO:-1,85%
ALGODÃO FUTURO: +0,70%

INDICES FUTUROS
Dow: -0,33%
SP500: -0,28%
NASDAQ: -0,43%

Observação: Este material é um trabalho voluntário e gratuíto, resultado da compilação de dados divulgados em diversos sites da internet que são aqui resumidos de maneira didática para facilitar e agilizar a compreensão do leitor. Atenção para o horário da disponibilização dos dados desse relatório.

Negociar instrumentos financeiros e/ou criptomoedas envolve riscos elevados, inclusive o risco de perder parte ou todo o valor do investimento, e pode não ser algo indicado e apropriado a todos os investidores. Os preços das criptomoedas são extremamente voláteis e podem ser afetados por fatores externos, como eventos financeiros, regulatórios ou políticos. Negociar com margem aumenta os riscos financeiros.
Antes de decidir operar e negociar instrumentos financeiros ou criptomoedas, você deve se informar completamente sobre os riscos e custos associados a operações e negociações nos mercados financeiros, considerar cuidadosamente seus objetivos de investimento, nível de experiência e apetite de risco; além disso, recomenda-se procurar orientação e conselhos profissionais quando necessário.
A Fusion Media gostaria de lembrar que os dados contidos nesse site não são necessariamente precisos ou atualizados em tempo real. Os dados e preços disponíveis no site não são necessariamente fornecidos por qualquer mercado ou bolsa de valores, mas sim por market makers e, por isso, os preços podem não ser exatos e podem diferir dos preços reais em qualquer mercado, o que significa que são inapropriados para fins de uso em negociações e operações financeiras. A Fusion Media e quaisquer outros colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo não são responsáveis por quaisquer perdas e danos financeiros ou em negociações sofridas como resultado da utilização das informações contidas nesse site.
É proibido utilizar, armazenar, reproduzir, exibir, modificar, transmitir ou distribuir os dados contidos nesse site sem permissão explícita prévia por escrito da Fusion Media e/ou de colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo. Todos os direitos de propriedade intelectual são reservados aos colaboradores/partes fornecedoras de conteúdo e/ou bolsas de valores que fornecem os dados contidos nesse site.
A Fusion Media pode ser compensada pelos anunciantes que aparecem no site com base na interação dos usuários do site com os anúncios publicitários ou entidades anunciantes.

Sair
Tem certeza de que deseja sair?
NãoSim
CancelarSim
Salvando Alterações